Banca de QUALIFICAÇÃO: AENOAN RAYANE DE SOUZA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AENOAN RAYANE DE SOUZA SOARES
DATA : 01/06/2022

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE  INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO E QUADRIL PRATICANTES E NÃO-PRATICANTES DE YOGA: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Osteoartrite, Práticas integrativas, Yoga, Qualidade de vida, Funcionalidade.

Introdução: A osteoartrite é uma das doenças reumáticas mais prevalentes no mundo, que afeta as articulações, sendo muito comum no joelho e quadril, principalmente na população acima de 40 anos. Caracteriza-se por dor, rigidez articular, limitação de movimentos e prejuízos funcionais. O yoga é uma forma de exercício corpo-mente originado na Índia, que proporciona melhora do bem-estar físico e mental e tem sido recomendada para indivíduos com osteoartrite. Objetivo: Avaliar e comparar a capacidade funcional, qualidade de vida, intensidade da dor e flexibilidade muscular de indivíduos com osteoartrite de joelho e quadril praticantes e não praticantes de yoga. Métodos: Trata-se de umestudo transversal, que será realizado na Clínica-escola de Fisioterapia da UFPE e em Escolas de yoga localizadas em Recife e região metropolitana.  A amostra será composta por indivíduos com diagnóstico de osteoartrite de joelho e/ou de quadril, de ambos os sexos, com idade a partir de 40 anos, praticantes e não-praticantes de yoga. Estes serão submetidos à avaliação dos seguintes desfechos: Características sociodemográficas e clínicas (ficha de avaliação sociodemográfica e clínica); Capacidade funcional (Short Physical Performance Battery (SPPB)); Intensidade da dor (Sub-item do questionário WOMAC); Flexibilidade de membros inferiores (Teste de sentar e alcançar) e Qualidade de vida ( SF-12). Resultados esperados: Espera-se com esse estudo conhecer a influência da prática regular de yoga sobre a capacidade funcional, qualidade de vida, dor e flexibilidade de indivíduos com osteoartrite de quadril e joelho.

Presidente - 2377518 - ANGELICA DA SILVA TENORIO
Interna - 1144465 - JULIANA FERNANDES DE SOUZA BARBOSA
Externa ao Programa - 2227508 - MARIA DO AMPARO ANDRADE
Notícia cadastrada em: 20/05/2022 18:05