PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO CESAR MONTENEGRO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIO CESAR MONTENEGRO JUNIOR
DATA : 31/10/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Mapeamento citogenômico comparativo em representantes de Phaseoleae (Leguminosae), com ênfase no gênero Macroptilium (Benth.) Urb.


PALAVRAS-CHAVES:

Blocos genômicos; Oligo-FISH; Phaseoleae; Rearranjos cromossômicos; Reposicionamento centromêrico; Macroptilium


PÁGINAS: 140
RESUMO:

O sequenciamento genômico está cada vez mais acessível, rápido e eficaz, principalmente com as novas tecnologias de NGS para reads longos, levando o aumento na montagem de genomas, principalmente em grupos com espécies de interesse econômico. Nesta perspectiva, a tribo Phaseoleae (Papilionodeae; Leguminosae) é uma das principais dentro das leguminosas, tendo representantes de interesse para indústria. Genômica comparativa entre genomas de Leguminosae sugerem que o cariótipo ancestral possuía n = 16, indicando que blocos genômicos foram preservados durante a especiação, mesmo diversos rearranjos cromossômicos que causaram quebras de sintenia e colinearidade. Rearranjos mais detalhados também foram detectadas por citogenômica entre Phaseolus vulgaris e Vigna unguiculata utilizando sondas de oligonucleotídeos (oligos) para pintura e barcode cromossômico. Tendo em vista a disponibilidade de genomas na tribo Phaseoleae, o primeiro capítulo determinou um sistema de blocos genômicos a partir de genômica comparativa entre os representantes da tribo, inferindo o cariótipo ancestral de Phaseoleae (APK com n = 11), o qual apontou os principais rearranjos cromossômicos, incluindo reposicionamento centroméricos, que moldaram os genomas atuais dos representantes da tribo. Já o segundo capítulo utilizou sondas de oligos para pintura e barcode cromossômicos (Oligo-FISH) e sondas de DNAr 5S e 35S em representantes do gênero Macroptilium, encontrando rearranjos cromossômicos inter- e intragenéricos, o que levou a criação de três grupos citogenéticos dentro do gênero de acordo com os padrões encontrados.  


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FELIPE NOLLET MEDEIROS DE ASSIS - UFPB
Externo à Instituição - LUCAS ALEXANDRE DE SOUZA COSTA - UFPE
Presidente - 1964063 - LUIZ GUSTAVO RODRIGUES SOUZA
Notícia cadastrada em: 10/10/2022 14:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07