Banca de DEFESA: GEORGIA FERNANDA DE OLIVEIRA

LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Investigação Molecular de PBMAH Familiar Sem Causa Genética Esclarecida

Cushing, WGS, Análise de Qualidade, Processamento de Bioinformática

A hiperplasia adrenal macronodular bilateral primária (PBMAH) é um subtipo raro da Síndrome de Cushing (SC) caracterizado pelo surgimento de macronódulos adrenais bilaterais com mais de 10 mm de diâmetro. Sua variabilidade fenotípica e a presença de SC subclínica - ausência de fenótipo característico de hipercortisolismo - sugerem que a prevalência de PBMAH familiar é subestimada, principalmente devido às dificuldades do seu diagnóstico. Neste estudo, foi utilizado o Sequenciamento do Genoma Completo (WGS) para investigar possíveis fatores genéticos em uma família com PBMAH e negativos para variantes patogênicas no gene ARMC5 (principal gene associado a casos familiares da doença). O WGS oferece um panorama detalhado de diversos tipos de alterações genéticas e embora represente um maior custo inicial, reduz a necessidade de processamentos subsequentes com outras técnicas. Isso não apenas agiliza o diagnóstico como também minimiza manipulações das amostras, diminuindo os riscos associados. A análise dos dados de sequenciamento revelou que a baixa qualidade do material e limitações da técnica de Repli-g comprometeram significativamente a precisão dos resultados. Apesar dessas limitações, foi realizada uma avaliação criteriosa dos dados de sequenciamento obtidos, utilizando ferramentas de análise de dados genéticos. Com isso, foi possível levantar pontos relevantes de discussão sobre o presente estudo, incluindo a escolha de metodologias de bancada, manipulação de amostras e verificação dos dados de sequenciamento.

Interno - ***.919.904-** - JUAN LUIZ COELHO DA SILVA - USP
Interno - 3226717 - VALDIR DE QUEIROZ BALBINO
Externo à Instituição - WILSON JOSÉ DA SILVA JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 12:04