Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA DA SILVA ARCANJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA DA SILVA ARCANJO
DATA : 29/02/2024
LOCAL: GOOGLE MEET - ONLINE

ANÁLISE DO TRANSCRIPTOMA DE RETICULÓCITOS DE INDIVÍDUOS COM ANEMIA FALCIFORME COM PERFIS DE HEMOGLOBINA FETAL BASAL ALTA E BAIXA

Doença falciforme; Gama Globina; Hidroxiureia; RNAseq

Evidências têm apontado o impacto de moduladores moleculares na variabilidade clínica da anemia falciforme (AF), sendo o mais bem aceito na literatura, os níveis de hemoglobina fetal (HbF). Ainda por causas pouco compreendidas, alguns indivíduos apresentam síntese elevada de HbF na vida adulta, assim, estes tendem a cursar com clínica branda. Sabendo da importância da HbF, das dúvidas que permeiam sua síntese e da limitação de fármacos disponíveis para o tratamento da AF, a investigação dos mecanismos envolvidos na manutenção de níveis elevados de HbF na vida adulta torna-se relevante. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o transcriptoma de células eritróides de indivíduos portadores de AF com HbF alta e baixa. Foram selecionados 12 indivíduos com AF acima de 18 anos cadastrados e acompanhados no HEMOPE, sendo 06 com HbF basal alta (mediana: 20,5%, 17,4% - 22,4%) e 06 HbF basal baixa (mediana: 4,0 %, 0,8% – 5,4%). Todos os indivíduos apresentavam a combinação haplotípica CAR (Bantu) em homozigose ou heterozigose. Dos participantes foram coletados 12 mL de sangue para as análises laboratoriais e moleculares. Depois de extraído, o RNA dos reticulócitos será avaliado por meio da metodologia de sequenciamento de RNA na plataforma HiSeq 2500 Illumina. Os bancos de dados do sequenciamento serão analisados através da ferramenta Htseq-count, o ambiente de desenvolvimento R e o pacote Bioconductor. Os genes diferencialmente expressos mais promissores serão validados por PCR em tempo real quantitativa. Espera-se, portanto, identificar genes diferencialmente expressos envolvidos na manutenção dos níveis de HbF. Os dados podem ser úteis na identificação de novos alvos farmacológicos para tratar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Externo à Instituição - MARCELO MENDES BRANDÃO - UNICAMP
Externo à Instituição - DANILO GRUNIG HUMBERTO DA SILVA - UFMS
Interno - 1701590 - LUCAS ANDRE CAVALCANTI BRANDAO
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 12:22