PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO AUGUSTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO AUGUSTO DA SILVA
DATA : 18/04/2023
LOCAL: Sala 620 CFCH UFPE
TÍTULO:

GEOTECNOLOGIAS E SUA INTEGRAÇÃO AO PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino em Geografia. Geotecnologias. Google Earth. Google Maps.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A sociedade tem vivenciado diferentes racionalidades movidas pelo período técnico-científico-informacional, isso tem permitido novas dimensionalidades ao espaço (presencial e virtual) que acabam congregando um conjunto de técnicas e ações que são motores para o surgimento de novas ferramentas digitais, apresentando uma multiplicidade de elementos que se oferecem como questões concretas a serem trabalhadas para a construção do conhecimento geográfico. Nessa conjuntura as tecnologias digitais têm ganhado mais expressividade com o seu potencial de contribuir com o desenvolvimento técnico-científico, informacional, educacional e social. As transformações na sociedade, no que concerne o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são bastantes perceptíveis e isso tem gerado fortes mudanças nas formas de aprender e ensinar. Por isso, o trabalho tem por objetivo geral analisar quais são os desafios e possibilidades apresentados por professores de Geografia da rede estadual de ensino de Pernambuco quanto ao desenvolvimento e a implementação das Geotecnologias (Google Earth e Google Maps) em seu planejamento e prática pedagógica. E para alcançá-lo foram traçados os seguintes objetivos específicos: Pesquisar sobre a importância das Geotecnologias no ensino da Geografia para a Educação Básica; 2) Identificar as percepções dos professores de Geografia quanto ao uso das Geotecnologias nas aulas da disciplina alinhadas aos processos de ensino e aprendizagem; 3) Estudar se e como os professores tem se apropriado das Geotecnologias como Google Earth e Google Maps em sua prática pedagógica; 4) Apontar mecanismos de utilização do Google Earth e Google Maps nas aulas de Geografia. Neste sentido, visando alcançar os objetivos já pontuados, esta pesquisa de caráter exploratória qualitativa, que segundo Malhotra (2006, p. 156) “é uma metodologia de pesquisa não estruturada e exploratória baseada em pequenas amostras que proporciona percepções e compreensões do contexto do problema”. Assim, aponta-se um estudo de corte transversal uma vez que a população alvo e a população acessível (amostra) serão abordadas em um intervalo de tempo definido cujos dados e informações obtidas serão analisadas e descritas em um único momento. A pesquisa qualitativa se preocupa em estudar, por meio de várias possibilidades, os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas intrincadas relações sociais que se estabelecem no ambiente. Assim, como metodologia foi adotado para a construção deste estudo uma abordagem indireta, definido por Garnica (2008), sendo a sondagem das concepções não questionando sobre as suas concepções e sim sobre as suas práticas. Compreende-se que a utilização de recursos tecnológicos no cotidiano escolar é indispensável, pois o uso dessas ferramentas está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões, sendo na econômica, na social e principalmente na educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MAGNO EMERSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Presidente - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 21:08
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