PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: TÂMARA CARLA GONÇALVES BEZERRA

DISCENTE: TÂMARA CARLA GONÇALVES BEZERRA
DATA : 01/03/2023
LOCAL: Sala 620 Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco

CARTOGRAFIAS DE SI: ITINERÁRIOS PERFORMÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Cartografia. Formação de Professores. Cartografias de Si.

Diante o enviesamento das práticas pedagógicas em Cartografia a uma racionalidade técnica, distancia-se o reconhecimento dos saberes experienciais para  o  desenvolvimento  de  uma consciência crítica e  coletiva  durante  a  formação  de  professores  de  Geografia.  Nenhuma prática  se  constitui  enquanto  isenta  de  intencionalidade,  racionalidade  e  humanidade,  isto porque os processos que entrelaçaram e entrelaçam a sua configuração (sempre constante) são mediatizados por pessoas e lugares, e ninguém se faz alheio a isto. Este trabalho não reúne esforços  a  fim  de  envilecer  os  conhecimentos  cartográficos  e  os  aspectos  pedagógicos construídos até então  -  é necessário pontuar a importância que tiveram para a sistematização do pensamento geográfico e entendimento da  sociedade  enquanto  unidade.  Destarte,  quero pedir  licença  para  apresentar  um  outro  ponto  de  vista:  incentivar  cartografias  plurais  por enxergar  o  sujeito  da  ação  enquanto  protagonista  de  seu  próprio  processo  formativo,  em concordância à ideia de que uma formação sem reflexão relega o professor (e sua identidade docente)  ao  não  reconhecimento  de  sua  potencialidade  didática  e  ao  reprodutivismo  que assola  o  cotidiano  escolar.  É  neste  sentido  que  as  Cartografias  de  Si  vêm  desmistificar  a predisposição  que  a  formação  de  professores  de  Geografia  tem  seguido.  Cartografar  a  si mesmo  é  um  constante  movimento  de  revisitar  experiências  cotidianas  que  transformam  o sujeito  a  partir  do  ato  reflexivo.  Ninguém  cartografia  a  si  uma  única  vez,  pois  ninguém  é inato, bem como há transformação nos espaços em que  as pessoas se inserem socialmente, há uma  rede  de  influências  que  retroalimentam  essa  transformação  entre  o  eu  e  o  outro  no espaço. Quero dizer que as práticas sociais cotidianas  -  e também as pedagógicas  -  carregam consigo potencialidades que se circunscrevem além do que estamos acostumados a enxergar, relegamos  a  ciência  a  um  plano inatingível,  quando  na  verdade  esta  própria  só  se  constitui mediante práticas sociais. Em razão do supracitado, este percurso  investigativo adota como questão  central:  como  as  Cartografias  de  Si  potencializam  um  movimento  autorreflexivo diante o processo formativo de licenciandos do curso de Licenciatura em Geografia? A fim de alcançar ao objetivo primordial de compreender como as Cartografias  de Si constituem um movimento translacional  necessário para a construção de experiências  outras na formação de professores  de  Geografia.  Em busca  de  itinerários  que  levem  ao  movimento  reflexivo  de repensar  outras  práticas,  fora  adotada  como  abordagem  basilar  ao  desenvolvimento  desta pesquisa a abordagem qualitativa, paralela à Pesquisa Formação  bem discutida por Barreiro (2009). Alçando olhares à complexidade do referencial teórico-metodológico que deu margem - e forças - a esta escrita, os contundentes resultados que aqui estão sendo evidenciados - e aos que ainda serão, com a realização da oficina proposta - foram sistematizados mediante a óbice da Análise do Conteúdo, proposta por Bardín (2011). Face ao corte-costura dos apontamentos possibilitados  por  esta  investigação,  aponta-se  a  necessidade  de  enxergar  a  formação  de professores  como  um  espaço-tempo  de  acolhimento  aos  sujeitos  e  suas  inquietações  e expectativas acerca  da docência; é necessário enxergar a formação sob a perspectiva de um saber-linguagem que cartografa social, cultural e politicamente subjetividades docentes.

Presidente - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JADER JANER MOREIRA LOPES - UFJF
Externo à Instituição - MATEUS FERREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 01/03/2023 11:04