PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: DHAYANNA CHRYSTIAN SILVA DE FRANCA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DHAYANNA CHRYSTIAN SILVA DE FRANCA
DATA : 27/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 620 CFCH UFPE
TÍTULO:

AS INSERÇÕES TECNOLÓGICAS NO ENSINO DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia. Formação Docente. Ferramentas Pedagógicas. Tecnologia Digitais.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

O presente trabalho tem como centralidade estudar a inserção das tecnologias no ensino na cidade do Recife, entendendo como os programas e as políticas públicas ligada a tecnologia tem influenciado no ensino e na formação docente de geografia na rede  municipal. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Quais as contribuições e problemáticas que as tecnologias digitais podem apresentar na prática docente e no ensino da geografia escolar? Como as escolas se inserem nesse sistema tecnológico no período de 2010-2022? Tendo em mente a complexidade do debate sobre tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, traçamos um percurso que partiu de levantamento dos dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) junto ao IBGE (2016-2020),  para  compreender  qual  cenário tecnológico  e  educacional  tínhamos  em  uma  escala  selecionada,  para  assim  chegar  nas políticas públicas nacionais e por conseguinte nos programas municipais que se configuram como o palco principal do nosso levantamento. Mediante a isto, a pesquisa é qualitativa, por buscar compreender além dos números tendo uma interpretação da realidade mais fidedigna, buscando aproximação  com os professores da rede municipal e  escutando  os sujeitos da ação,  além  de  analisar  as  bases  dos  programas  que  estão  em  curso.  Buscando  assim compreender  como os professores estão utilizando as tecnologias digitais para construção do conhecimento da geografia escolar e seus efeitos na prática escolar  docente  através dos programas Escola do  Futuro e Educa-Recife, instituídos por meio das políticas  públicas. Perante isso o panorama construído desvela as fragilidades e coloca em pauta se coexistem contribuições e transformações na prática docente e no processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - nullPresidente - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Externo à Instituição - LUCAS ANTONIO VIANA BOTELHO
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 12:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11