PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGE PEREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGE PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA : 22/12/2022
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

Geomorfologia estrutural das coberturas sedimentares paleozoicas da Província Borborema, NE do Brasil

Paisagens plataformais. Inversão de relevo. Relevo em arenito.

O estudo tem por objetivo compreender a evolução morfoestrutural e morfotectônica das bacias sedimentares paleozoicas da Província Borborema, NE do Brasil, com vistas à elaboração de cenários de evolução pós-rifte em ambientes de margem passiva. Como área de estudo específica, adotou-se as bacias sedimentares do Jatobá, Afogados da Ingazeira, Betânia, Mirandiba, Carnaubeira da Penha e São José do Belmonte, nas quais aflora o arenito Tacaratu, de idade paleozoica. Essas evidenciam na paisagem possíveis pulsos de soerguimento associada à reativação de falhas. Após minucioso levantamento cartográfico e bibliográfico, foram elaborados em ambiente SIG mapeamentos temáticos relacionados à atual configuração morfoestrutural e morfotectônica da área de estudo. Para esta etapa, seguiu-se os encaminhamentos metodológicos empregados por Goy et al. (1991), Tavares et al. (2014) e Tavares(2015). Visitas técnicas de campo foram realizadas para a corroboração dos produtos oriundos da etapa de geoprocessamento e para a coleta de medidas estruturais a partir de bússola geológica tipo Brunton. O uso dessas técnicas evidencia controles estruturais da paisagem, os quais são condicionados por processos tectônicos e erosivos, bem como pela interação entre ambos (EHLERS;FARLEY,2003). Além disso, foram aplicadas nas áreas de estudo uma série de índices morfométricos com o objetivo de identificar anomalias de rede de drenagem resultantes de processos de rearranjo fluvial atrelados a fases de mudanças de nível de base. Com isso, busca-se elaborar um modelo de evolução morfoestrutural e morfotectônico pós-rifte das coberturas sedimentares paleozoicas da Província Borborema.

Presidente - 1368697 - ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
Externo à Instituição - KLEYTHON DE ARAUJO MONTEIRO - UFAL
Interno - 2319743 - LUCAS COSTA DE SOUZA CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 20:36