PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: EDMARIO MARQUES DE MENEZES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDMARIO MARQUES DE MENEZES JUNIOR
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

SUSCETIBILIDADE A ESCORREGAMENTOS TRANSLACIONIAIS ESTRUTURADA NA AHP – JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE

Deslizamentos. Suscetibilidade. Jaboatão dos Guararapes. AHP.

Ambientes declivosos, recobertos por sedimentos inconsolidados submetidos a eventos pluviais concentrados, intensos e/ou recorrentes possibilitam ou intensificam a ocorrência de escorregamentos. A compreensão desse fenômeno morfodinâmico se altera quando há interferência antrópica, sobretudo nas áreas de expansão urbana sem ordenamento. Esse cenário é reportado na Regional 01 (Jaboatão Centro), inserida no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco (PE), localizando-se na porção centro-oeste da Região Metropolitana do Recife (RMR). Esta tese busca apresentar hierarquicamente a suscetibilidade aos escorregamentos translacionais a partir dos condicionantes identificados. A base metodológica se concentra na Analytic Hierarchy Process (AHP), a qual estrutura as análises qualitativas em bases quantitativas, culminando no índice de suscetibilidade aos escorregamentos. Sobre o processo morfodinâmico de deflagração e a intensidade do escorregamento, elencou-se cinco condicionantes (critérios): geologia, solo, cobertura e uso da terra, declividade e curvatura da encosta. O nivelamento da suscetibilidade ocorreu em duas etapas. A primeira decorreu da classificação dos atributos de cada critério. Nessa observou-se a concentração substancial dos níveis elevados de suscetibilidade entre os atributos pertencentes aos critérios de solo, uso e cobertura da terra e declividade. O solo reuniu 73,67% da área entre nível muito alto (44,34%) e o alto (29,33%). O critério de uso e cobertura da terra apresentou 73,84% concentrados no nível mais elevado de suscetibilidade. A declividade registrou 68,63% nos níveis mais críticos, dos quais 26,21% no nível muito alto e 42,71% no nível alto. Na segunda etapa, estruturada pela AHP, foram avaliados os níveis de importância de forma pareada entre os condicionantes almejando a determinação do peso para a álgebra de mapas a qual determinou a suscetibilidade. Os resultados revelaram uma concentração de 91,8% entre os níveis alto (53,1%) e médio (38,7%). Ao analisar os pontos de campo, houve uma relação direta com o dado anterior, pois 88,71% concentraram-se entre os níveis médio (24,19%) e alto (64,52%). Por fim, os eventos realçaram-se em ambientes de geologia cristalina, representado pelo complexo rochoso Belém de São Francisco (90,32%), nos argissolos (85,48%), em áreas urbanas (79,03%) para a cobertura e uso da terra, em declividade de 20% a 45% (43,55%) e com curvatura retilínea-planar (32,26%).

Externo à Instituição - ANTÓNIO JOSÉ BENTO GONÇALVES - UMinho
Interno - 1368697 - ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
Externo à Instituição - ANTONIO JOSE TEIXEIRA GUERRA - UFRJ
Interno - 2319743 - LUCAS COSTA DE SOUZA CAVALCANTI