PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANE BARBOSA SALES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANE BARBOSA SALES DA SILVA
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

SOLOS DEGRADADOS PELO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR: USO DE PARÂMETROS BIOLÓGICOS (LIQUENS) E FÍSICOS (RADIAÇÃO) PARA SUA REMEDIAÇÃO

Danos ambientais. Mata Atlântica. Indústria sucroalcooleira. Cladonia verticillaris. Pernambuco

A expansão das monoculturas do açúcar se fortaleceu em solos arenosos e de baixa aptidão agrícola. O suprimento exógeno de fertilizantes químicos para alavancar a produtividade foi um fator causador de maiores danos aos ecossistemas florestais. Neles são reportadas espécies endêmicas (líquen) que agem no equilíbrio dinâmico do ciclo de nutrientes. Desse modo, objetivo do estudo foi desenhar os mecanismos de ação e capacidade de biorremediação de Neossolos Quartzarênicos naturais (área controle) e solos arenosos impactados pelo cultivo da cana-de-açúcar (área de estudo), pelo líquen Cladonia verticillarisexposto ou não a fonte de radiação gama. Amostras do líquen e de seu solo de ocorrência foram coletadas em Mamanguape-PB. Amostras de solos arenosos foram coletadas em terras de uma Usina localizada no litoral norte de Pernambuco. As amostras de ambos os solos obtidas no momento da coleta (tempo zero) foram levadas ao Laboratório de Química Ambiental de Solos. A irradiação do líquen foi realizada no Departamento de Energia Nuclear. Assim, doze tratamentos com cinco réplicas foram desenvolvidos, usando os solos, liquens irradiados ou não e diferentes condições de umidade do solo, simulando período chuvoso e de déficit hídrico. Para determinação da vitalidade do líquen foram quantificados pigmentos fotossintéticos (clorofilas a,b, c, d e totais) e determinação dos danos à estrutura do talo. Foram determinadas as concentrações dos fenóis presentes no talo de C. verticillaris, ácidos fumarprotocetrárico (FUM), protocetrárico (PRO) e atranorina (ATR) aos 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias. Para determinação da biorremediação dos solos foram quantificados os teores dos FUM, PRO e ATR percolados ao substrato aos 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias. Em adição, realizaram-se análises químicas, Espectroscopia por Energia Dispersiva (EDX) e teores de matéria orgânica do solo no tempo zero e ao final do experimento (180 dias). Os resultados preliminares apontaram para teores de clorofilas a, b, c, d e totais superiores nos tratamentos irradiados (T2 e T4) e no tratamento simulando episódios de chuva (T6). Todavia, se nota que os danos ao talo de C. verticillaris também estiveram maiores aos 180 dias nos tratamentos irradiados. A produção do FUM, PRO e ATR no talo liquênico durante o período experimental apresentou os maiores teores no tratamento T4. Houve percolação ao solo destes ácidos durante todo período experimental. Maiores teores aos 180 dias de experimento foram registrados nos tratamentos T2, T3 e T4 para o FUM e PRO, e nos tratamentos T1 e T3 para ATR. Foi verificado nas análises químicas que a presença do líquen sobreposto a Neossolos Quartzarênicos, independente do tratamento, proporcionou a redução do Al nos tratamentos quesimularam episódios de chuva (T3 e T4). Nota-se ainda elevação do pH de 5,1 na amostra controle para 5,5 nos tratamentos T2 e T4. Nos solos impactados pelo cultivo da cana-de-açúcar verifica-se elevação do P nos tratamentos T5 e T6. Conclui-se, preliminarmente, que a utilização de C. verticillaris proporcionou modificação química em Neossolos Quartzarênicos reduzindo a toxidade do Al e nos solos arenosos cultivas com cana-de-açúcar elevando o P.

Externo à Instituição - RODRIGO SANTANA MACEDO - INSA
Presidente - 3132504 - EUGENIA CRISTINA GONCALVES PEREIRA
Externa ao Programa - ***.327.982-** - MÔNICA CRISTINA BARROSO MARTINS - UFPE
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 20:53