PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: DAFNE VITÓRIA DA SILVA COSTA

DISCENTE: DAFNE VITÓRIA DA SILVA COSTA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Sala 605 CFCH UFPE

OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

Cibercultura. Professores de Geografia. Práticas docentes. Formação contemporânea. Multiletramentos digitais.

Esta pesquisa se propõe a explorar as experiências dos professores de Geografia que atuam na rede pública de ensino da educação básica da Região Metropolitana do Recife, com o foco central em investigar como os professores de Geografia estão incorporando as tecnologias digitais em suas práticas docentes no contexto da Cibercultura. Para viabilizar um mergulho nos sentidos e significados que emergem do atual cenário que permeiam o percurso de desenvolvimento das novas práticas docentes. O estudo utiliza da abordagem qualitativa, com procedimentos exploratórios, que primeiramente através do levantamento bibliográfico reflete criticamente sobre os conceitos da Formação Docente, Ensino de Geografia, Cibercultura e os Multiletramentos digitais e seus desdobramentos para as práticas docentes contemporâneas. Para a coleta dos dados, foram elaboradas perguntas que buscam entender mais a fundo as impressões e experiências dos docentes participantes sobre o contexto de desenvolvimento de suas práticas. E como estes avaliam os processos de transformação para o contexto escolar através da inserção das tecnologias digitais e a intensificação de uma cultura digital no cotidiano social e escolar. Como método de análise dos dados, foi utilizada a análise de Conteúdo (Bardin, 1977), permitindo a organização e aprofundamento dos relatos dos professores participantes sobre os impactos apontados por estes sobre o uso das tecnologias digitais e a influência da Cibercultura na sua prática docente. Perante isto, identificou-se a utilização das tecnologias digitais para o planejamento, recursos didáticos e para a pesquisa de conteúdos atualizados. Assim, como a presença dos multiletramentos digitais como recursos e metodologias para a dinamização das aulas e engajamento dos estudantes para a construção de conhecimentos sobre os conceitos geográficos, utilizando-se das linguagens visuais, sonoras, pelas redes sociais, notícias, Apps e sites. Contudo, ainda assim, os professores apontam muitas dificuldades para a plena utilização dessas ferramentas digitais na sua prática, em seus relatos trazem à falta de estrutura tecnológica nas escolas, o acesso à internet de boa qualidade e até mesmo a falta de capacitação profissional necessária para explorar de maneira mais eficaz as tecnologias digitais. Ademais, ainda que existam entraves e desigualdades, os professores participantes, projetam expectativas positivas em relação ao futuro, com maiores investimentos na estrutura tecnológica das escolas, avanços tecnológicos para a análise espacial, ampliação na disponibilidade para a formação continuada, democratização do acesso, valorização da ciência geográfica e do sentido geográfico presente na Cibercultura.

Presidente - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Interna - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Externa ao Programa - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES - null
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 21:02