PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: TÚLIO FELIPE SILVA DA PAZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÚLIO FELIPE SILVA DA PAZ
DATA : 20/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório DCG CFCH UFPE
TÍTULO:

O RITMO BREGA FUNK E A SUA ESPACIALIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA COMUNIDADE DO ALTO JOSÉ DO PINHO, RECIFE (PE)


PALAVRAS-CHAVES:

Brega funk. Território. Passinho dos maloka. Paisagem cultural. Alto José do Pinho.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo central analisar a dinâmica territorial promovida pelo movimento cultural Brega Funk a partir do Alto José do Pinho, bairro da zona norte do Recife. O estudo parte do pressuposto de incorporar os atores sociais do ritmo em protagonismo de suas ações e decisões. Posto isso, com base na Geografia Cultural Renovada, abordar a utilização simbólica do território, destacando a música como um fator influente na construção de identidades. Explorar a subjetividade da paisagem cultural e os laços afetivos dos sujeitos com o ritmo e o Alto José do Pinho. Em seguida, percorrer as similaridades entre geografia e música, exemplificando como as canções refletem o comportamento das pessoas bregueiras na comunidade descrita. Sobretudo, investiga as vertentes relacionadas ao ritmo, com ênfase no Brega Funk. A análise se concentra no método qualitativo, por meio de entrevistas que buscam compreender a ascensão do Brega Funk, cujos atores são os MCs e integrantes do Passinho dos Maloka. A dissertação utiliza relatos empíricos obtidos por meio de entrevistas aplicadas a indivíduos ligados ao cenário Brega Funk no Alto José do Pinho. O que visa compreender o sentimento de pertencimento e as múltiplas identidades relacionadas ao território, buscando identificar os fatores que levaram o Brega Funk a atingir outros territórios antes não ocupados. Bem como, discutir as interferências no cotidiano dos indivíduos inseridos no movimento cultural do Brega Funk no Alto José do Pinho e quais perspectivas devem-se observar. Assim, quais práticas foram incorporadas no movimento bregueiro que rompeu as barreiras físicas do território e a hegemonia cultural na cidade do Recife. Apoiando-se na interpretação dos relatos em consonância com o texto da dissertação para entender as contradições socioespaciais que se configuram no território.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1038303 - CAIO AUGUSTO AMORIM MACIEL
Interna - 2688134 - PRISCILA BATISTA VASCONCELOS
Externo ao Programa - 2322090 - THIAGO SOARES - null
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 20:29
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