PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYANE CAMILA SILVA CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYANE CAMILA SILVA CAVALCANTI
DATA : 07/02/2024
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

Paisagem e Ensino de Geografia: um estudo sobre as relações teórico-práticas nas escolas públicas do Recife

Saberes Docentes. Educação básica. Rede Pública. Geografia.

Esta dissertação se pauta no interesse investigativo de compreender os saberes docentes dos professores de Geografia da educação básica. O objetivo central desta pesquisa é compreender o saber docente sobre a paisagem, tendo como caso, a realidade dos professores de Geografia da educação básica em escolas públicas do Grande Recife. Para tanto, baseando-se no método dialetico, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais abrangendo o conceito de paisagem na literatura geográfica e sua ocorrência nos documentos curriculares oficiais do Brasil e do Estado de Pernambuco. Além disso, foram selecionadas nove escolas da rede pública estadual para a realização de entrevistas com os professores responsáveis pela disciplina de Geografia. As escolas foram distribuídas de modo a abranger os diferentes setores administrativos da Gererência Regional de Educação no Grande Recife. Em campo, os professores foram questionados a respeito de sua formação inicial e prática docente, com foco no conceito de paisagem.

Externa à Instituição - KARLA ANNYELLY TEIXEIRA DE OLIVEIRA - UFG
Presidente - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Externo à Instituição - WELLINGTON ALVES ARAGAO
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 17:07