Paisagem e Ensino de Geografia: um estudo sobre as relações teórico-práticas nas escolas públicas do Recife
Saberes Docentes. Educação básica. Rede Pública. Geografia.
Esta dissertação se pauta no interesse investigativo de compreender os saberes docentes dos professores de Geografia da educação básica. O objetivo central desta pesquisa é compreender o saber docente sobre a paisagem, tendo como caso, a realidade dos professores de Geografia da educação básica em escolas públicas do Grande Recife. Para tanto, baseando-se no método dialetico, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais abrangendo o conceito de paisagem na literatura geográfica e sua ocorrência nos documentos curriculares oficiais do Brasil e do Estado de Pernambuco. Além disso, foram selecionadas nove escolas da rede pública estadual para a realização de entrevistas com os professores responsáveis pela disciplina de Geografia. As escolas foram distribuídas de modo a abranger os diferentes setores administrativos da Gererência Regional de Educação no Grande Recife. Em campo, os professores foram questionados a respeito de sua formação inicial e prática docente, com foco no conceito de paisagem.