PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: REBEKA VIANA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REBEKA VIANA SANTOS
DATA : 05/02/2024
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 E 4: a formação docente inicial do professor de geografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Formação Docente Inicial. Ensino Superior. Identidade Docente.

Na vigente pesquisa, busca-se identificar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado na formação docente inicial do professor de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e sua identidade docente juntamente com a práxis pedagógica por meio de uma análise comparativa entre Estágio 1 e 4. Enxerga-se a princípio a concepção de que o estágio supervisionado comporta-se como uma categoria que possui grande importância na formação docente inicial, uma vez que devido à sua complexa relação teoria-prática e às possibilidades de reflexão e criticidade que esse vem proporcionar ao futuro professor de Geografia, contribuindo intensivamente para a construção da identidade docente, pois caracteriza-se como lócus de ponderação e análise sobre a práxis pedagógica que se está a desenvolver. O lócus de pesquisa está direcionado a estudantes matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Geografia 1 e 4 dos semestres letivos do ano de 2023.1 e 2023.2 do curso presencial de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. A revisão bibliográfica está baseada em autores que indagam reflexões sobre os objetos de estudo que aparecem ao longo desta discussão: EstágioSupervisionado; formação inicial de professores; construção identitária; dentre outras discussões; além dos aportes legislativos. Quanto à metodologia, a pesquisa é de caráter qualitativo, por meio da revisão de literatura das categorias que são postas em evidência, assim como, a aplicação de um questionário aberto e fechado. Os dados gerados são analisados por meio da análise de conteúdo, na busca das percepções identitárias dos estudantes e das revisões literárias pela compreensão do delineamento entre estágio supervisionado e a formação docente inicial.

Externo à Instituição - DANIEL MALLMANN VALLERIUS - UFT
Interno - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Presidente - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 02/02/2024 21:34