PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO DOS SANTOS DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO DOS SANTOS DIAS
DATA : 02/02/2024
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DE ÁREAS DE RISCO À EROSÃO NO SEMIÁRIDO MERIDIONAL PERNAMBUCANO: UMA ABORDAGEM COM COMUNIDADES E EDUCAÇÃO BÁSICA

Mapeamento. Educação. Participativo. Erosão.

Mapeamentos participativos valorizam o conhecimento das comunidades em risco e são extremamente necessários na prevenção de riscos e desastres às diversas formas de erosão. O município de Garanhuns localizado na Mesorregião do Agreste Pernambucano, possui área aproximadade 472 km2, distante 230 km do Recife, capital de Pernambuco. Situada no Planalto da Borborema, possui uma posição estratégica com relação aos grandes centros urbanos do Nordeste. Localiza-se em uma área colinosa, com incisões erosivas bastante evidentes. Assim, o objetivo principal deste trabalho consiste em avaliar o grau de risco à erosão em uma área-tipo inserida no bairro de Heliópolis, localizada no município de Garanhuns a partir de uma abordagem participativa, tanto com comunidades em risco quanto estudantes da educação básica. Para isso, serão realizadas as seguintes etapas metodológicas: seleção da área, mapeamento através de V.A.N.T., oficinas, aplicação de questionários, mapeamento participativo das áreas de risco a erosão e uma integralização dos dados participativos na educação básica. Essa proposta espera desenvolver a percepção de risco junto aos moradores e estudantes considerando a perspectiva da população atingida numa interação conjunta para redução do risco de desastres.

Externo à Instituição - CARLOS DE OLIVEIRA BISPO - UFRN
Presidente - 2319742 - FABRIZIO DE LUIZ ROSITO LISTO
Externo à Instituição - TULIUS DIAS NERY
Notícia cadastrada em: 01/02/2024 18:07