O RITMO BREGA FUNK E A SUA ESPACIALIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA COMUNIDADE DO ALTO JOSÉ DO PINHO, RECIFE (PE)
Brega funk. Território. Passinho dos maloka. Paisagem cultural. Alto José do Pinho.
A pesquisa tem como objetivo central analisar a dinâmica territorial promovida pelo movimento cultural Brega Funk a partir do Alto José do Pinho, bairro da zona norte do Recife. O estudo parte do pressuposto de incorporar os atores sociais do ritmo em protagonismo de suas ações e decisões. Com base na Geografia Cultural Renovada aborda a utilização simbólica do território, destacando a música como um fator influente nesse fenômeno. Além disso, explora a subjetividade na paisagem cultural e os laços afetivos dos sujeitos. Em seguida, examina a relação entre geografia e música, exemplificando como as canções refletem o comportamento das pessoas. Em seguida, a investigação descreve a linha do tempo do fenômeno, resgatando elementos desde o seu surgimento e discorrendo sobre as cinco décadas do ritmo em Pernambuco, com foco nas periferias da cidade do Recife. A análise se concentra no método qualitativo, investigando a ascensão da vertente Brega Funk protagonizada pelos MCs e o Passinho dos Maloka, influentes no desenvolvimento do ritmo a partir do subúrbio recifense. A dissertação se baseia em relatos empíricos obtidos por meio de questionários aplicados a indivíduos ligados ao cenário Brega Funk, visando compreender o sentimento de pertencimento e as múltiplas identidades relacionadas ao território. Além disso, explora como os sujeitos incorporam práticas que desafiam a hegemonia cultural da cidade do Recife, apoiando-se na interpretação dialética e fenomenológica para compreender as contradições socioespaciais que se configuram no território.