PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THOMÁZ AUGUSTO SOBRAL PINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THOMÁZ AUGUSTO SOBRAL PINHO
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

A formação inicial de professores de Geografia para a inclusão de alunos com deficiência visual na educação básica

Geografia inclusiva. Deficiência visual. Inclusão escolar. Formação de professores.

A presença de alunos com Deficiência Visual (DV) em classes comuns da educação básica é uma demanda cada vez mais frequente. No Brasil, o processo de escolarização dos sujeitos com a DV se torna expressivo nas últimas décadas do século XX, diante da atuação de movimentos sociais em prol dos direitos das Pessoas com Deficiência (PcD) e do surgimento de diversas legislações. Nisso, inicia-se um debate intenso sobre a educação inclusiva, sobretudo diante do aumento no número de matrículas de alunos com DV e outras necessidades educacionais específicas nos últimos anos. Em face desse crescimento, o que por um lado representa um importante marco histórico, por outro revela desafios encontrados pelos próprios educandos e que ainda vem sendo estabelecidos para os professores. No âmbito da educação inclusiva são destacados dois fatores-chave para a efetivação da inclusão: o acesso e a permanência. Como um dos princípios substanciais para a garantia da permanência dos indivíduos com DV no âmbito escolar, tem-se a necessidade de assegurar professores de ensino regular capacitados, conforme disposto no Art. 59 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB. Nesse contexto, emerge a necessidade de atentar-se à formação dos professores, de modo que seja possível analisar como esses profissionais estão sendo preparados para a inclusão escolar e desenvolver, junto a eles, os saberes e práticas fundamentais para a efetivação da educação inclusiva. No que se refere à realidade do educando com DV, é de grande importância que as práticas metodológicas sejam adequadas às suas características resultantes das restrições visuoespaciais, ou seja, considerando os obstáculos encontrados no estabelecimento de relações com o espaço. Em face disso, uma vez que a Geografia possui como foco de estudo o espaço geográfico, grande parte dos seus componentes curriculares da educação básica está pautada no sentido da visão. Sendo assim, quando se considera a presença de alunos com a DV em sala de aula surgem incógnitas em torno da atuação docente e das possibilidades que são (ou deveriam ser) ofertadas para a construção de uma aprendizagem real e significativa para esses sujeitos. Partindo disso, o presente trabalho de qualificação traz resultados parciais da pesquisa de Mestrado, a qual tem como objetivo geral analisar como a inclusão escolar de alunos com DV está presente na formação inicial dos professores de Geografia, bem como trazer contribuições à formação e prática docente através de propostas metodológicas. Para isso, metodologicamente, a pesquisa envolve etapas de levantamento bibliográfico e análise de legislações sobre a educação inclusiva e formação de professores. Além disso, engloba, também, a análise de documentos de universidades públicas brasileiras com o intuito de avaliar a formação inicial de professores de Geografia em alguns cursos de Licenciatura. Por fim, focando no contexto da formação de professores de Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, a pesquisa propõe uma análise a partir da percepção de professores e licenciandos e uma contribuição na formação destes últimos, com a realização de prática em Cartografia Tátil no âmbito de atuação do Estágio Docência na graduação.

Externo à Instituição - DAVID DE ABREU ALVES - UFRR
Externa à Instituição - FLÁVIA GABRIELA DOMINGOS SILVA - UFGD
Presidente - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 14/12/2023 21:49