PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAFNE VITÓRIA DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAFNE VITÓRIA DA SILVA COSTA
DATA : 12/12/2023
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

O(a) professor(a) de geografia e as tecnologias digitais na era da cibercultura

Geografia escolar. Tecnologias digitais no ensino. Aprendizagens significativas. Formação contemporânea. Formação docente.

Esta pesquisa se propõe a explorar as experiências dos professores de Geografia que atuam na rede pública de ensino da Região Metropolitana do Recife, com foco na integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas educativas. O objetivo principal é investigar como esses professores estão incorporando as TDICs em suas práticas pedagógicas em sala de aula. Para possibilitar a análise dos sentidos e significados que emergem no atual cenário de desenvolvimento de práticas docentes, o estudo se baseia em conceitos como a formação docente, ensino de Geografia e cultura digital no Brasil. Esses conceitos auxiliam na busca de soluções para possíveis desafios que surgem no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo. A proposta aqui é a reafirmar a importância do ensino contemporâneo que precisa amparar o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes, que a partir de procedimentos didático-pedagógicos que são constantemente atravessados por diversas informações e dados produzidos e compartilhados no ciberespaço, possam produzir cidadãos mais engajados e conscientes das problemáticas e soluções que podem ser construídos por eles mesmos. Além de explicitar que as informações e dados gerados nos ambientes virtuais conectados, constroem uma cibercultura que se funde às situações cotidianas do espaço geográfico. Portanto, este estudo busca através dos resultados esperados, compreender como os professores de Geografia estão concebendo possíveis contribuições para a formação de estudantes preparados para atuarem em uma sociedade altamente conectada e digital.

Presidente - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Interna - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Externa ao Programa - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES - null
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 17:27