PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA GABRIELLY SILVA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA GABRIELLY SILVA BARBOSA
DATA : 22/11/2023
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

Aplicação do modelo matemático LandLab na simulação da evolução do relevo da encosta oriental da Chapada do Araripe, Crato-CE

Geomorfologia. Modelagem. Evolução do relevo. Chapada do Araripe. LandLab.

A Chapada do Araripe caracteriza-se como a maior bacia interiorana do nordeste brasileiro. A sua formação é originária dos processos de rupturas ocorrido no Cretácio, após a divisão da Gondwana ocidental que culminou na abertura do Oceano Atlântico sul e formação dos continentes Sul-americano e Africano. Configurando-se assim, como uma região que remonta ao entendimento da formação do nordeste brasileiro. Desse modo, o presente trabalho tem o objetivo de aplicar a modelagem matemática LANDLAB para simular recuo na escarpa da Face Oriental da Chapada do Araripe, localizada no município do Crato-CE, procurando compreender como as diferenças litológicas têm influenciado nesse processo ao longo do tempo geológico. A área de estudo abrange diversas formações litológicas depositadas em diferentes ambientes climáticos ao longo do tempo geológico. Com avanços tecnológicos, a modelagem matemática se tornou uma ferramenta poderosa para criar modelos tridimensionais que levam em consideração fatores como variações litológicas, processos tectônicos, erosivos e isostáticos. O modelo LandLab apresenta características interessantes para obtenção de respostas mais precisas sobre a evolução da paisagem, possibilitando adicionar vários submódulos com a finalidade de personalização dos usuários, com a finalidade de simular de maneira mais fidedigna a dinâmica de evolução da paisagem. Para a realização da modelagem LandLab, os mapas topográficos foram gerados a partir de um Modelo Digital do Terreno (MDT) com resolução de 12,5m e escala 1:50.000 obtido do satélite ALOS PALSAR Global Radar Imagery. Os mapas de geologia e de solos foram compilados a partir de informações secundárias, enquanto o geomorfológico foi elaborado a partir da interpretação das formas de relevo por meio de dados topográficos, temáticos (ex. litologia), imagens de satélite e trabalhos de campo.

Externo à Instituição - ROBERTO ARNALDO TRANCOSO GOMES - UnB
Presidente - 1873018 - DANIELLE GOMES DA SILVA LISTO
Externo à Instituição - TULIUS DIAS NERY
Notícia cadastrada em: 21/11/2023 20:46