PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEMARY SANTOS E SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEMARY SANTOS E SILVA OLIVEIRA
DATA : 27/10/2023
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE PROVISÃO EM AMBIENTE ESTUARINO: ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DE ÁREAS DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO (ARIE) COMO INSTRUMENTO DE GOVERNANÇA PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL

Serviços Ecossistêmicos de Provisão. Índices de Vegetação. Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Manguezal.

Os ecossistemas de manguezais abrigam uma complexa teia de vida e fornecem uma série de serviços ecossistêmicos essenciais para a sociedade. As unidades de Conservação Ambiental são locais estratégicos na proteção e preservação destes ambientes. A ARIE Ipojuca-Merepe está localizada em um ambiente de múltiplos interesses. As atividades turísticas e indústrias no entorno da área protegida estão crescendo em ritmo acelerado interferindo diretamente nas condições naturais deste ambiente. Através dos índices de vegetação foi possível avaliar as pressões antrópicas sofridas por este ecossistema onde foi identificado os locais mais vulneráveis aos processos de degradação. As áreas mais próximas aos núcleos urbanos necessitam de intervenção para conter a diminuição das áreas de manguezal. As classes mais significativas foram as áreas construídas e as áreas de solo exposto. A avaliação de impacto ambiental na área de estudo indicou um valor moderado para as ações antrópicas. Os principais Serviços ecossistêmicos de provisão produzidos pelo manguezal são os relacionados a alimentação, peixes, moluscos e crustáceos. Os bons indicadores econômicos do município contrastam com a realidade das populações que vivem em locais sem condições básicas de infraestrutura, saúde e alimentação. A manutenção dos Serviços ecossistêmicos de provisão dará condições para as comunidades continuarem mantendo as condições de subsistência e renda.

Externa à Instituição - FATIMA VERONICA PEREIRA VILA NOVA - IFPE
Externa à Instituição - JANAINA BARBOSA DA SILVA - UFCG
Presidente - 2133196 - MARIA FERNANDA ABRANTES TORRES
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 21:05