PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: STEFFANE KETILY DE SOUZA SILVA

DISCENTE: STEFFANE KETILY DE SOUZA SILVA
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

DESAFIOS E PROPOSTAS: CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA E TABULEIROS COSTEIROS DO NORDESTE

Conservação Ambiental. Currículo de Geografia. Documentos legais do currículo.

Na contemporaneidade um dos maiores desafios é o de identificar, além de sua conceituação nos currículos de Geografia, caminhos para uma prática de conservação ambiental integrada das áreas de mata Atlântica e dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste brasileiro. Com isso, a necessidade de um aprimoramento dos documentos legais de ensino de geografia necessita de discussão sobre a temática, já que o papel da escola está ligado diretamente à construção crítica de agentes protagonistas de um desenvolvimento sustentável efetivo. Assim, este trabalho tratou de uma análise dos documentos legais do currículo de Geografia, destacando os aspectos físicoambientais das paisagens de Tabuleiros Costeiros e mata Atlântica. A partir das análises dos currículos nacionais foi constatado que as abordagens dos temas da pesquisa não são efetivadas nos currículos de geografia, além de simples pontuações nos temas transversais de ensino e nos itinerários formativos, o que abre margem para abordagem de forma arbitrária como algumas eletivas no ensino médio. Na verdade, se faz necessária uma implementação de formação basilar, que contemple a obrigatoriedade em todos os anos letivos do ensino médio. A avaliação dos conteúdos dentro dos documentos foi realizada de maneira gradual, elegendo as mudanças e avanços entre os PCN’s, BNCC e o currículo de Pernambuco para o ensino médio. Por fim, a literatura mostrou uma falta de estrutura curricular que seja capaz de implementar nas escolas, de maneira funcional, um ensino que tenha como viés a preservação ambiental em áreas de Tabuleiros Costeiros e mata Atlântica, tornando este trabalho um caminho propositivo para ações curriculares práticas.

Externa à Instituição - KARINE BUENO VARGAS - UFRRJ
Presidente - 3132504 - EUGENIA CRISTINA GONCALVES PEREIRA
Interno - 2105478 - RODRIGO DUTRA GOMES
Notícia cadastrada em: 30/08/2023 14:42