PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: BRUNO VIEIRA DE ANDRADE

DISCENTE: BRUNO VIEIRA DE ANDRADE
DATA : 21/08/2023
LOCAL: Sala 605 CFCH UFPE

MOBILE LEARNING NO ENSINO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: estreitamentos teóricos a partir da iniciativa pedagógica Educa-PE (2020-2021)

Educa-PE. Mobile Learning. Ensino de Geografia.

A nova pandemia do coronavírus apresentou um contexto nunca visto modificando toda a nossa estrutura social, sobretudo a educação. Além dos desafios impostos diariamente aos professores, esse contexto operou mudanças radicais no cotidiano desses profissionais, forçando-os a conduzir sua prática em um modelo de ensino totalmente remoto. Para lidar com essa situação, o governo do estado de Pernambuco desenvolveu uma iniciativa pedagógica intitulada de EducaPE. A iniciativa buscava lidar com a manutenção das aulas no período de quarentena, fornecendo subsídios aos professores e alunos, via internet, TV e rádio. Dessa maneira, essa investigação tem como objetivo analisar a operacionalização da metodologia de Mobile Learning na prática dos professores de geografia da rede pública do estado de Pernambuco por meio da plataforma EducaPE durante os anos de 2020 e 2022, e dessa forma, conseguir realizar um levantamento das implicações do contexto da Educação 4.0 na formação e prática dos professores de Geografia, por meio de uma revisão bibliográfica na literatura de referência; confrontar a proposta do EducaPE frente ao conjunto metodológico proposto para o Mobile Learning, a partir dos escritos de Sharples (2010), Pachler (2010) e Santiago Criollo-C (2021), buscando um estreitamento teórico; e investigar por meio das experiências dos professores, através de entrevistas semiestruturadas, quais as mudanças operadas na prática docente em relação ao modelo presencial, remoto e um possível modelo híbrido, para assim, emitir uma análise sobre como essas mudanças afetaram a prática desses professores dentro da ótica do Ensino de Geografia. A partir da pesquisa pudemos inferir que a iniciativa Educa-PE realizou a manutenção da educação no período pandêmico e oportunizou a construção de Mobile Learning por parte de professores e alunos da rede estadual. Além disso, a realidade apresentada impôs mudanças a prática dos professores resultando, a partir dos professores investigados, em uma construção de uma nova identidade profissional, onde agora são capazes de integrar conhecimentos adquiridos no período de ensino remoto a suas atividades práticas cotidianas.

Externa ao Programa - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - nullPresidente - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Interna - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 13:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06