PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RHANDYSSON BARBOSA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RHANDYSSON BARBOSA GONÇALVES
DATA : 30/05/2023
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

Tipologia e Evolução das Formas de Relevo Agradacionais do Piemonte da Borborema em Pernambuco

Geomorfologia. Evolução geomorfológica. Quaternário. Geoquímica. Piemonte da Borborema.

O Piemonte da Borborema, apesar de estar situado em um contexto tectônico de margem continental passiva, não é completamente inativo tectonicamente, estando sujeito a uma lenta e contínua deformação tectônica, que até mesmo ao longo do Quaternário, tem resultado na modificação morfológica das áreas fontes e receptoras de sedimentos terrígenos (OLLIER, 1985; THOMAS,1994). Embora a maior parte da sua evolução geomorfológica dependa do complexo tectônico/estrutural herdado das fases de rifteamento continental do Mesozoico Superior são notáveis as evidências de reativação tectônica ocorridas ao longo do Cenozóico, estabelecendo uma nova hierarquização de formas denudacionaise agradacionais sobrepostas ao arcabouço mais antigo. Nesta linha de investigação, estudos geocronológicos recentes têm mostrado que a porção oriental do Nordeste do Brasil vem sofrendo episódios recorrentes de epirogênese pelo menos desde o final do Cretáceo, e especialmente durante o Neógeno (LIMA FILHO et al, 2006, BEZERRA etal., 2008). A geomorfologia regional do Nordeste do Brasil apresenta uma lacuna no que diz respeito à distribuição das formas de relevo agradacionais, sobretudo àquelas estruturadas pela deposição quaternária e cuja distribuição fragmentária na paisagem não permite uma visualização adequada nas escalas de mapeamento normalmente utilizadas. Resta assim, a problemática relação entre formas de relevo e os materiais estruturadores, nem sempre resultando em uma relação direta entre as primeiras e o mapeamento geológico das coberturas superficiais inconsolidadas. Neste sentido, definir uma tipologia de classificação de formas em uma escala compatível de representação das mesmas, por si só já se constituiria em uma problemática robusta para a condução de uma pesquisa em geomorfologia. No entanto, considerando que o papel da geografia física contemporânea transcende a representação de formas e a mera busca de explicações causais em bases morfológicas, busca-se ainda por meio deste estudo endereçar a problemática relacionada à origem e evolução das formas supramencionadas. Desta forma, sobre o ponto de vista estrito da geomorfologia, a pesquisa ora proposta constitui um esforço em elucidar a distribuição, gênese e evolução de formas agradacionais de relevo que constituem o substrato de diversos usos sociais e econômicos de importância na região analisada.

Externa à Instituição - ANA CLARA MAGALHÃES DE BARROS
Presidente - 1368697 - ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
Externa à Instituição - DRIELLY NAAMMA FONSECA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/05/2023 21:37