MOBILE LEARNING NO ENSINO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: estreitamentos teóricos a partir da iniciativa pedagógica Educa-PE (2020-2021)
Educa-PE. Mobile Learning. Ensino de Geografia.
A nova pandemia do coronavírus apresentou um contexto nunca antes visto modificando toda a nossa estrutura social, sobretudo a educação. Além dos desafios impostos diariamente aos professores, esse contexto operou mudanças radicais no cotidiano desses profissionais, forçando-os a conduzir sua prática em um modelo de ensino totalmente remoto. Para lidar com essa situação, o governo do estado de Pernambuco desenvolveu uma iniciativa pedagógica intitulada de EducaPE, a iniciativa buscava lidar com a manutenção das aulas no período de quarentena, fornecendo subsídios aos professores e alunos, via internet, tv e rádio. Dessa maneira, essa investigação tem como objetivo analisar a operacionalização da metodologia de Mobile Learning na prática dos professores de geografia da rede pública do estado de Pernambuco por meio da plataforma EducaPE durante os anos de 2020 e 2022, e dessa forma, conseguir realizar um levantamento da simplicações do contexto da Educação 4.0 na formação e prática dos professores de Geografia, por meio de uma revisão bibliográfica na literatura de referência; confrontar a proposta do EducaPE frente ao conjunto metodológico proposto para o Mobile Learning, a partir dos escritos de Sharples (2010), Pachler (2010) e Santiago Criollo-C (2021), buscando um estreitamento teórico; e investigar por meio das experiências dos professores, através de entrevistas semiestruturadas, quais as mudanças operadas na prática docente em relação ao modelo presencial, remoto e um possível modelo híbrido, para assim, emitir uma análise sobre como essas mudanças afetaram a prática desses professores dentro da ótica do Ensino de Geografia.