PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA KAROLINE CÂNDIDO SALVADOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA KAROLINE CÂNDIDO SALVADOR
DATA : 09/05/2023
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ESTUDO DOS CONCEITOS DE PAISAGEM E LUGAR

Aprendizagem ativa. Ensino de Geografia. Jogos didáticos. Paisagem. Lugar.

No mundo globalizado e tecnológico em que vivemos, o excesso do uso de eletrônicos e a dependência deles, vem apresentando algumas dificuldades e desafios no âmbito escolar. Com base nisso, é importante discutir novos métodos de ensino para serem utilizados nas aulas da Geografia, tendo como objetivo buscar uma aprendizagem mais ativa e significativa. Assim, a pesquisa pretende desenvolver análise sobre as percepções dos professores de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) das escolas públicas situadas no município de Recife, sobre o estudo dos conceitos de lugar e paisagem por meio do uso dos jogos didáticos. Diante da complexidade do objeto, a pesquisa de cunho qualitativo, por explorar as falas e experiências em sala de aula dos participes, foi a melhor escolha para o desenvolver dessa discussão, pois busca entender as práticas e discursos desses docentes sobre suas vivências. Para um desenvolvimento preciso da pesquisa, será necessário um levantamento bibliográfico acerca do tema proposto, além disso, será feita uma análise nos documentos oficiais, tais como o Currículo de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2018) e Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Para coleta de dados, optou-se no trabalho pela realização de entrevistas semiestruturadas com os professores de Geografia da educação básica, tendo como critério as escolas com os melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Recife, por Região Política Administrativa (RPA) do Recife, sendo selecionadas as seguintes RPA’s: RPA1 (Centro), RPA3 (Nordeste) e RPA4 (Oeste). Para mais, a Geografia permite, por meio de seus conceitos geográficos, realizar uma leitura do espaço vivido, já que é uma ciência que estuda o social, cultural, político e o físico, abordando suas transformações no meio, onde os processos sociais se desenvolvem. E os jogos didáticos têm um papel fundamental na contribuição do aprendizado de jovens, como fonte que enriquece, dinamiza e consolida um entendimento mais amplo de mundo. Diante do exposto, é importante analisar os desafios enfrentados pelos professores de Geografia ao desenvolver jogos didáticos em ambientes de aprendizagem físico e virtual, analisando as problemáticas em sala de aula, a partir do grau de relevância dado pelo docente ao uso dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Pois, acredita-se que o estudo dessa pesquisa poderá colaborar para alcançar resultados importantes no sentido de aprimorar a qualidade do ensino de Geografia, buscando novas ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.

Externa à Instituição - TEREZA SANDRA LOIOLA VASCONCELOS - UECE
Externo à Instituição - DANIEL MALLMANN VALLERIUS - UFT
Externo à Instituição - MATEUS FERREIRA SANTOS
Presidente - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES