PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLYSON WESLEY GONCALVES CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLYSON WESLEY GONCALVES CARNEIRO
DATA : 04/05/2023
LOCAL: Sessão remota de videoconferência
TÍTULO:

TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A TÉCNICA DE AUDIODESCRIÇÃO AUXILIANDO ESTUDANTES NA APROPRIAÇÃO DE SIGNOS IMAGÉTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão. Pessoa com deficiência visual. Ensino de Geografia. Assistencialismo. Tecnologia assistiva. Audiodescrição.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A essência deste trabalho é buscar compreender com objetividade sobre os sistemas que promovem inclusão através da educação, mais especificamente para compreensão da técnica, tecnologia e seus recursos assistivos. Para esse fim, o conteúdo que terá maior destaque será a inclusão e o assistencialismo. Existe o desejo de que essa pesquisa possa envolver as dinâmicas pedagógicas do ensino de Geografia, no que diz respeito a compreensão das imagens para a realidade de pessoas com deficiência visual. Entende-se que o assistencialismo nas escolas por meio de ações didáticas com auxilio da tecnologia assistiva possa fortalecer o movimento inclusivo. Para isso, esse conteúdo evidencia a audiodescrição como um recurso que auxilia no desempenho das atividades em chão de sala. Destarte, o sucesso desta pesquisa envolve agentes que trabalham na educação básica. A formação de professores é o caminho para apresentação de uma parte prática da metodológica, pois, esses agentes são os facilitadores e peça fundamental para a ampliação do movimento inclusivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FLÁVIA GABRIELA DOMINGOS SILVA - UFGD
Externa à Instituição - KEILHA CORREIA DA SILVEIRA
Presidente - 1872154 - PRISCYLLA KAROLINE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 03/05/2023 18:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05