TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A TÉCNICA DE AUDIODESCRIÇÃO AUXILIANDO ESTUDANTES NA APROPRIAÇÃO DE SIGNOS IMAGÉTICOS
Inclusão. Pessoa com deficiência visual. Ensino de Geografia. Assistencialismo. Tecnologia assistiva. Audiodescrição.
A essência deste trabalho é buscar compreender com objetividade sobre os sistemas que promovem inclusão através da educação, mais especificamente para compreensão da técnica, tecnologia e seus recursos assistivos. Para esse fim, o conteúdo que terá maior destaque será a inclusão e o assistencialismo. Existe o desejo de que essa pesquisa possa envolver as dinâmicas pedagógicas do ensino de Geografia, no que diz respeito a compreensão das imagens para a realidade de pessoas com deficiência visual. Entende-se que o assistencialismo nas escolas por meio de ações didáticas com auxilio da tecnologia assistiva possa fortalecer o movimento inclusivo. Para isso, esse conteúdo evidencia a audiodescrição como um recurso que auxilia no desempenho das atividades em chão de sala. Destarte, o sucesso desta pesquisa envolve agentes que trabalham na educação básica. A formação de professores é o caminho para apresentação de uma parte prática da metodológica, pois, esses agentes são os facilitadores e peça fundamental para a ampliação do movimento inclusivo.