A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À PANDEMIA DE COVID-
19: uma análise a partir da Rede de Ensino Municipal de Recife
Gestor Escolar. Covid-19. Gestão pedagógica. Gestão da rede municipal de ensino.
Esta pesquisa enfoca a atuação do gestor escolar da Rede de Ensino Municipal de Recife
frente aos desafios advindos no período da pandemia de covid-19. Nosso objetivo
principal é analisar a atuação desse profissional diante dessas problemáticas. O referencial
teórico foi embasado em estudos de Aguiar (2018), Azevedo (2010), Dourado (2000),
Gadotti (2013), Libâneo (2007), Luck (2009), Saviani (2001), além de pesquisas no Portal
de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
que contribuíram para dar suporte à escrita dessa dissertação. De natureza qualitativa, este
estudo tem como população três gestores escolares cujo critério de escolha foi pautado em
escolas de pequeno, médio e grande porte. Como instrumentos de coleta de dados, foram
utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas, realizados de forma presencial. Os
resultados demonstraram que os gestores enfrentaram diversos desafios, dentre eles, estão
relacionados às dimensões pedagógicas e à Gestão de Pessoas. Destacou-se a importância
do trabalho desenvolvido por esses profissionais bem como as ações desenvolvidas frente
às novas demandas educacionais. Além disso, a necessidade do trabalho coletivo, da
interação e motivação demonstraram ser ferramentas essenciais para a democracia na
escola.