A Inserção da Educação emocional a partir da Roda de Conversa na Educação Infantil
Roda de Conversa; Educação Emocional; Educação Infantil
A pesquisa investigou a Roda de Conversa enquanto dispositivo pedagógico
facilitador da inserção da Educação Emocional na Educação Infantil. Buscou aprofundar
as discussões sobre o tema, tendo como campo empírico uma turma do Infantil IV (4 e 5
anos) de uma Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino do Recife. Se
configurou enquanto uma pesquisa-ação, constando em sua metodologia a proposição de
uma experiência na Educação Infantil, a partir do planejamento, observação e registro de
eventos de Rodas de Conversa com o grupo de crianças, bem como outros passos e
instrumentos aplicados na instituição em um período de dois meses. Como discussão
teórica, apoiou-se em autores que dialogam sobre a importância da Roda de Conversa,
Educação Infantil e Desenvolvimento Humano; perpassando também pelo campo da
Sociologia da Infância e da definição de Educação Emocional. Os resultados da pesquisa
apresentaram dados significativos acerca do dispositivo pedagógico Roda de Conversa
como um espaço auto formativo, facilitador do exercício do diálogo sobre a dimensão do
sentir junto à primeira infância. A Roda de Conversa demonstrou ser um lugar seguro para
as diversas formas de manifestações expressivas das crianças, possibilitadas pela
interlocução problematizadora, favorecendo a autopercepção e o compartilhamento das
elaborações infantis sobre suas experiências afetivas, sendo esta intervenção uma forma
eficaz para inserir a Educação Emocional na Educação Infantil. Como produto deste
estudo, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo uma proposta de prática educativa
com a utilização da Roda de Conversa com foco na dimensão do sentir.