Banca de DEFESA: POLLYANE DE ALMEIDA PAIVA

DISCENTE: POLLYANE DE ALMEIDA PAIVA
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Centro de Educação

O USO DA CULTURA MAKER PARA INCLUSÃO SOCIAL: uma construção com o scratch e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Alda Romeu da cidade do Recife

educação de jovens e adultos; inclusão social; inclusão digital; Scratch

A presente pesquisa terá uma abordagem qualitativa de tipologia experimental com um grupo em restrito da EJA, com objetivo geral de analisar a contribuição da cultura Maker na inclusão social e digital dos alunos da Educação de Jovens e Adultos através do Scratch. E com os seguintes objetivos específicos: identificar as hipóteses de uso do Scratch com o grupo em específico da EJA; garantir a operacionalização do plano experimental a partir da ferramenta escolhida; desenvolver um e-book com as estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas no experimento. Em relação à metodologia, a pesquisa priorizou a observação dos procedimentos metodológicos utilizados nas aulas, com o uso da tecnologia, na construção do conhecimento para a promoção e engajamento do estudante no desenvolvimento dos atos de planejar, elaborar e construir um produto, refletindo sobre o que desenvolveram em conjunto e a partir de suas dificuldades, finalizando com uma entrevista sobre o que foi vivenciado na pesquisa. Quanto aos sujeitos que participaram dessa pesquisa, foram os alunos de uma turma modulada da EJA da Escola Municipal Alda Romeu. As marcas encontradas nos achados da pesquisa, apontam para a ausência de propostas na área da tecnologia para o público da EJA na Rede Municipal de Ensino do Recife e também para o apagamento desta modalidade com a diminuição e o fechamento de turmas nas Unidades de Ensino. Desta feita, essa dissertação propõe uma reflexão sobre a inclusão social desse público, através da tecnologia, na perspectiva de promover uma educação de caráter emancipador e transformador.

Presidente - 1195390 - MARCIA REGINA BARBOSA
Externa à Instituição - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA - UFPE
Interna - 3477886 - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 16:41