Banca de DEFESA: INGRID GOMES SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID GOMES SANTOS
DATA : 27/03/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

A GESTÃO ESCOLAR FRENTE AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: implementação, monitoramento e avaliação em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Recife.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão escolar; Gestão democrática; Projeto Político Pedagógico.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Diante da urgência de atender ao princípio da gestão democrática nas escolas públicas
brasileiras, o presente trabalho visa contribuir no debate acerca do Projeto Político
Pedagógico (PPP) como um importante instrumento de fortalecimento desse princípio.
Nesse sentido, especificou-se como objetivo geral analisar como a participação da
comunidade escolar tem se efetivado na implementação, monitoramento, avaliação e
reformulação do PPP frente ao princípio da gestão democrática. Como objetivos
específicos definiu-se: analisar o PPP da Escola, tendo em vista os elementos da
participação e da gestão democrática que o constituem; identificar e analisar dispositivos
legais da rede municipal de ensino que versem sobre a construção e acompanhamento do
PPP; colaborar com a construção de uma proposta de monitoramento e avaliação do PPP
da escola. As bases teóricas foram desenvolvidas a partir das temáticas como políticas
educacionais (AZEVEDO, 2001; HOFLING, 2001; MARTINS, 2010), gestão escolar e
gestão democrática (LUCK, 2006; DOURADO, 2006; BORDIGNON E GRACINDO,
2001; PARO, 2022) e projeto político pedagógico (DÁLMAS, 2002; GANDIN, 2013;
VEIGA, 2009; GADOTTI, 2003). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa, por meio
de um estudo de caso realizado numa escola da Rede Municipal de Recife, Regional 4,
RPA 6. Os dados foram coletados através de documentos, entrevistas, aplicação de
questionários e observações. Os resultados revelaram uma gestão escolar pouco envolvida
com a participação efetiva da comunidade escolar no que tange a elaboração coletiva do
projeto, as tomadas de decisões e a efetivação das ações. A pesquisa constatou, também,
que o excesso de demandas burocráticas, projetos e programas educacionais, acabam por
restringir no calendário letivo o espaço para debates e reflexão acerca do fazer pedagógico
da escola, e a democratização da gestão acaba por ficar a margem, com tomadas de
decisões centralizadas e práticas educativas genéricas, sem levar em conta a identidade da
instituição. No entanto, foi possível perceber uma possível mudança de percurso ao tomar
o único órgão colegiado existente na escola, o conselho escolar para fortalecer a
participação e democratização na implementação do PPP. Nessa perspectiva, o estudo
elaborou uma proposta de monitoramento e avaliação do PPP da escola de modo a
corroborar com o fortalecimento desse processo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1171268 - ALFREDO MACEDO GOMES
Presidente - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Externa à Instituição - MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES - UFMS
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 16:03
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