O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LIBRAS: uma experiência em salas regulares bilíngues para surdos no município do Recife
Recursos didáticos; letramento; Libras; surdos; sala bilíngue
A educação bilíngue de surdos é garantida por lei desde o ano de 2005, sendo a Língua
Brasileira de Sinais - Libras adotada como primeira língua e a língua portuguesa escrita
como segunda língua. Diante desta realidade, e da escassez de materiais voltados para o
letramento em Libras de estudantes surdos, surgiu a necessidade da elaboração de
recursos que atendam às especificidades linguísticas destes estudantes. Com base nos
estudos teóricos de Brito (1993), Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schimiedt
(2006), Gesser (2009), Ferreira-Brito (2010). Este trabalho objetivou analisar os recursos
didáticos, utilizados pelos professores, nas práticas de letramento em Libras de estudantes
matriculados em Salas Regulares Bilíngues para Surdos do Município do Recife. Trata-se
de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem metodológica qualitativa, com base na
análise de conteúdo de Bardin (2016). Após o estudo, foi elaborado um produto
educacional, em forma de caderno de atividades que visa auxiliar as práticas de letramento
em Libras para os estudantes das salas bilíngues para surdos.