Banca de DEFESA: ROSEMARY DOS SANTOS MENDES DE MELO

DISCENTE: ROSEMARY DOS SANTOS MENDES DE MELO
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Centro de Educação

GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Gestão escolar – Tecnologias Digitais - Qualidade

A pesquisa discutiu a relação entre as transformações sociais contemporâneas e a gestão escolar, enfatizando a crescente presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, dando um recorte especial a Inteligência Artificial (IA) ChatGPT como ferramenta de apoio à gestão escolar. Sob a premissa de que a educação e a gestão escolar refletem as mudanças sociais, a pesquisa mostrou a evolução histórica da educação e da gestão escolar no Brasil. No atual cenário, marcado pela revolução tecnológica, a influência das TDIC na educação é inegável. A dissertação ressaltou a importância de acompanhar essa evolução, especialmente no contexto da gestão escolar, onde a integração de ferramentas como o ChatGPT pode proporcionar avanços significativos. O texto revelou a relação pessoal da pesquisadora como o tema e como essa relação influenciaram sua trajetória. O trabalho discutiu o conceito de gestão democrática e seu processo político. O estudo ressaltou também a importância da gestão escolar na contemporaneidade e sua interação com as tecnologias, considerando a perspectiva de qualidade na educação. O levantamento do estado da arte revelou algumas pesquisas que abordam a IA na educação, incluindo temas como evasão escolar, comportamento organizacional e percepção dos professores sobre inovações tecnológicas. A pesquisa examinou a relação entre a equipe de gestão escolar da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e as Inteligências Artificiais, focalizando o ChatGPT advindas dos objetivos da pesquisa que se debruçou em analisar a visão de como os gestores percebem o uso da inteligência artificial ChatGPT como ferramenta de apoio à gestão escolar. Os objetivos gerais e específicos delineiam a abordagem metodológica que optou pelo estudo de caso com objetivo exploratório. Nessa abordagem exploratória, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, questionários, oficinas e diários de bordo. Com relação a oficina, a metodologia utilizada abrange desde a introdução à IA e ChatGPT até a análise crítica dos desafios éticos e democráticos associados ao uso dessas tecnologias na gestão escolar. O estudo ainda contou com análise de dados numa perspectiva de análise de conteúdo temática de Bardin e culminou com as considerações finais que abordou impressões favoráveis ao mesmo tempo preocupantes. A pesquisa apresentou como produto final do trabalho a proposta de uma oficina. Trata-se de um produto inovador, alinhado à formação continuada, visando capacitar gestores na aplicação estratégica do ChatGPT.

Presidente - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Interna - 2130275 - MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Externo ao Programa - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES - nullExterna ao Programa - 3068246 - THAMYRIS MARIANA CAMAROTE MANDU - null
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 16:24