Banca de DEFESA: BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS

DISCENTE: BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Centro de Educação

ENTRE LONGAS, CURTAS E ANIMAÇÕES: os multiletramentos audiovisuais e suas linguagens – uma experiência de “trelas” e telas no ambiente escolar na educação da Rede Municipal do Recife

LINGUAGEM, AUDIOVISUAL, EDUCAÇÃO

A pesquisa tem foco na investigação das relações entre Linguagem Audiovisual e Educação como instrumentos de aprendizagem e prática escolar. Para tanto, são situadas as trajetórias político-educacionais sobre o audiovisual e o cinema no Brasil e no Recife. A metodologia empregada caracteriza a abordagem como pesquisa-ação, pelo fato de a pesquisadora fazer parte do processo de assessoramento das escolas abordadas. Os instrumentos de coleta de dados foram: microentrevistas com estudantes e professores, depoimentos e atividades em oficinas com múltiplas linguagens e dispositivos de audiovisualidades. Os lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Fundamental do município de Recife. Buscou-se consubstanciar aportes aos professores e à academia, no que tange às observações em torno do letramento audiovisual, da utilização das tecnologias, da cultura de pertencimento e da importância de se pensar novas abordagens dentro das escolas, quando o assunto é cinema e o audiovisual. Levou-se em consideração que a construção crítica instiga a sensibilidade, permeando os diálogos entre docentes e discentes para a criatividade e cumplicidade na apropriação de uma ampliação da linguagem audiovisual. Para isso, buscou-se apoio teórico em diálogos com aportes concernentes a tópicos como o processo político-histórico da Escola Nova (Saviani, 2021), os letramentos digitais de Kenski (2012), a aprendizagem e interações sociais nos processos de imaginação e criação de Vigotski (La Taille, Oliveira e Dantas,1992), as abordagens sobre cinema, educação e audiovisualidades de Duarte (2002) e Fresquet (2020) e as reflexões de Freire (1998a) a respeito do fazer pedagógico. As discussões culminaram no planejamento e realização de oficinas temáticas pedagógicas nas quais os participantes experenciaram práticas audiovisuais na escola. Foram realizados cinco experimentos, nomeados de Trelas e Telas, experiências que resultaram na criação de cinco filmes de animação, usando-se técnicas de stop-motion em papel e objetos. Os materiais delineados e elaborados pelos estudantes versaram sobre os saberes de temas dos anos letivos de 2022 e 2023, através de temáticas que abordaram temas de seu cotidiano dentro e fora da escola. Esse conjunto de experiências propiciou a elaboração do produto desta pesquisa em forma de recursos didáticos, a Caixa de Trelas e Telas: o audiovisual na escola, trelas para experiências em sala de aula, com um guia de práticas audiovisuais que reúne sugestões alinhadas ao currículo escolar.

Externo à Instituição - ARTHUR GUSTAVO LIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 1184646 - PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
Interna - 3101060 - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 14:14