Banca de DEFESA: GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA

DISCENTE: GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA
DATA : 05/03/2024
LOCAL: Centro de Educação

PLATAFORMA DIGITAL CINE NO 7 COMO APOIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MULTIPLICADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE.

Cinema; Educação; Formação Continuada.

O interesse na condução desta pesquisa vem da necessidade de compreender e contribuir  com as práticas de  formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede Municipal de Ensino do Recife. Parte-se do pressuposto que ela pode ser facilitada a partir da disponibilização de conteúdos por um instrumento de acesso online simples, rápido e intuitivo. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo a política de formação continuada de professores do município de Recife-PE, tendo por objetivo geral compreender as práticas de formação continuada para os professores multiplicadores na área de cinema na Rede Municipal de Ensino do Recife. Neste sentido, constituíram-se objetivos específicos: identificar as formas e conteúdos contemplados nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores; analisar a adequação do material/ conteúdos trabalhados nas formações continuadas na área de cinema para os professores multiplicadores e desenvolver como sugestão pedagógica o uso de uma plataforma digital voltada para a fruição e a produção de cinema na escola como alternativa complementar à formação continuada do professor multiplicador. De caráter qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental (Gil, 2008; Lüdke; André, 2018); pesquisa diagnóstica mediante aplicação de questionário online, via Google Forms (Mota, 2019); e entrevista semidiretiva de forma coletiva (Amado, 2014; Minayo, 1994). Teoricamente as análises empreendidas foram feitas a partir das obras de Araújo (2019), Nóvoa e Alvim (2022), Teixeira e Silva e Lima (2010) sobre a Formação Continuada de Professores. Sobre Cinema e Educação, foram utilizados os conceitos de Educomunicação de Mogadouro (2011), Soares (2011) e Pitanga (2020) e de Fruição audiovisual de Carvalho (2012) e Mayor e Miranda (2015) e de Produção Audiovisual de Francischelli (2021), Corrochano e Pistilli (2015) e Mendes (2022). Foi ainda apresentado o cinema na Lei de Diretrizes e Bases, com a Lei 13.006/2014 (Brasil, 2014), as indicações e orientações para o trabalho com o Cinema na Educação Infantil e no Ensino Fundamental abordados na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e para o trabalho com o Cinema na Educação Jovens e Adultos apresentados na Política de ensino da rede municipal do Recife (Recife, 2021a). O resultado, que compreende aspectos relativos à formação continuada do professor multiplicador da Rede Municipal do Recife, compostos por conteúdos voltados à fruição e à produção de cinema na escola, foi o desenvolvimento da Plataforma acessível Cine no 7, disponível no endereço https://sites.google.com/prof.educ.rec.br/cine-no-7.

Externa à Instituição - ALEXIA PADUA FRANCO - UFU
Presidente - 3101060 - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
Interna - 2249473 - VIVIANE DE BONA
Notícia cadastrada em: 29/02/2024 17:48