Banca de DEFESA: ANA MIRELA TORRES MOREIRA

DISCENTE: ANA MIRELA TORRES MOREIRA
DATA : 20/03/2024
LOCAL: Centro de Educação

COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME CONGÊNITA DO VÍRUS ZIKA NO MUNICÍPIO DO RECIFE

Síndrome Congênita do Zika Vírus. Microcefalia. Inclusão. Comunicação Aumentativa e Alternativa.

O Zika Vírus ganhou destaque no Brasil nos anos de 2015 e 2016. Naquela época nosso país enfrentou um surto de infecções causadas por este vírus que impactaram tanto para as famílias afetadas quanto para os sistemas de saúde e educação. Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a relação entre o Zika Vírus com a microcefalia através da identificação da presença do vírus no líquido amniótico de bebês de mães infectadas durante a gestação. Também foi constatado que a microcefalia era apenas uma das características que poderia aparecer devido à infecção por este vírus que também poderia apresentar outros defeitos congênitos, sendo chamado de Síndrome Congênita do ZikaVírus (SCZ). Diante disto, um novo capítulo se desenhou na educação em nosso país,colocando o professor diante de algo novo. Dentre as comorbidades acometidas pela SCZ,este estudante poderá apresentar ausência e/ou dificuldade de fala e o professor tem apossibilidade de se utilizar de artefatos para fazer com que este indivíduo sinta-se parte dogrupo através da interação com o meio. Assim, focaremos na CAA (ComunicaçãoAumentativa e Alternativa) que surge como um recurso que visa eliminar as barreirascomunicativas, promovendo a inclusão. Isto posto, temos como objetivo geral analisar autilização da CAA como recurso na inclusão da criança acometida pela SCZ na sala deaula regular da escola participante da Rede do Recife. Também definimos como objetivosespecíficos: Observar como se dá a realização das atividades pedagógicas dentro da salade aula com a estudante acometida pela SCZ; Traçar um perfil comunicativo da estudantea partir das observações sem o uso da CAA; Realizar intervenções com o professor sobre o uso da prancha de CAA através de atividades adaptadas por este recurso; Acompanhar oprocesso de seu uso pelos sujeitos pesquisados durante as atividades pedagógicas; Avaliaros impactos da CAA na prática pedagógica do professor que contribuíram para a inclusãoda estudante, fazendo um comparativo entre antes e depois da sua utilização; Produzir umlivro de literatura infantil adaptado com o recurso de CAA. Como percurso metodológico,nossa abordagem será qualitativa, caracterizando-se pela pesquisa ação por ser umametodologia muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. Como sujeitos da nossa pesquisa, participarão uma estudante com acometida pela SCZ, seu respectivo professor da sala de aula regular, a estagiária que a acompanha, sua professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua mãe. Realizamos entrevistas semiestruturadas, observações na sala de aula regular e videografias, registrando os dados coletados através do diário de campo, além de realizarmos planejamento de aula junto ao seu professor e intervenções didáticas, utilizando recursos da CAA. Após a coleta de dados, utilizaremos a Análise de Conteúdos na perspectiva de Bardin, além de nos apoiarmos na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, pois salienta que a aprendizagem e a formação de conhecimento se dão através da interação com outras pessoas. Desta investigação, observamos que a utilização das atividades de CAA contribuiu significativamente para a inclusão da estudante e consequentemente seu desenvolvimento cognitivo, a partir de sua participação ativa durante as atividades, além da ampliação do seu repertório verbal, passando a comunicar-se mais da forma oral do que através de gestos, conseguindo oralizar algumas frases pequenas a partir de 3 palavras, desmistificando que a CAA inibe a fala.

Externa ao Programa - 1509057 - JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO - nullInterna - 3477886 - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
Presidente - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 14:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02