Banca de DEFESA: JOSE GONCALVES DA SILVA

DISCENTE: JOSE GONCALVES DA SILVA
DATA : 05/05/2024
LOCAL: Centro de Educação

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA E FORMAÇÃO CONTINUADA: ações e práticas do trato pedagógico de docentes dos anos finais da Escola João XXIII

Combate à homofobia; Evasão escolar de segmentos LGBTQIA+; Diversidade Sexual; Fomação Continuada; Escola João XXIII.

O combate à homofobia, nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino do Recife, tem sido destaque nos corredores da Escola Municipal João XXIII. Assim, atitudes segregadoras e excludentes, por parte de gestores, docentes e técnicos pedagógicos, que manifestam discriminações a colegas e alunos com base em discursos normatizadores de padronização das identidades sexuais, têm sido combatidas, sublinhando a necessidade de formação continuada no que tange ao trato com a diversidade, em nosso caso especificamente, a diversidade sexual, envolvendo estudantes LGBTQIA+. O não entendimento e a não aceitação das identidades sexuais na escola, seja por uma narrativa de cunho biológico, religiosa ... deve ser debatida e dialogada e não silenciada. Desse modo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas, no espaço escolar em tela, tem sido feito de forma reflexiva, visando a promover uma educação inclusiva, pautada nos direitos humanos, alinhada a uma filosofia Freiriana no que se refere à valorização dos saberes populares. Diante disso, optamos para esta pesquisa por uma metodologia qualitativa, realizada a partir dos estudos de Ludke e André, fazendo uso de diário de campo, análise documental e análise de discurso, esta última assentada no trabalho de Eni Orlandi. Na parte teórica, utilizamos textos de Butler e Louro, estabelecendo um recorte acerca das pedagogias das sexualidades. Nossos resultados deram conta da identificação de uma política curricular de ensino, definida a partir do ano de 2021, revisada e atualizada mediante as diretrizes nacionais curriculares BNCC (2021), que acarretou na redução/enxugamento do tema da diversidade sexual ao campo apenas do biológico. Isso fortaleceu a presença de uma homofobia velada nos estabelecimentos educacionais, colaborando com processos de evasão escolar, contudo, na escola João XXIII, tal situação possibilitou o contrário, isto é, viabilizou a realização de projetos de intervenção, como o corredor do enfrentamento, que culminou em projetos outros, inter e transdiciplinares, que visaram/visam o acolhimento de estudantes que não se enquadram ao/no modelo heteronormativo, hegemônico socialmente.

Presidente - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - NADIA PATRÍZIA NOVENA - UPE
Interno - 3100536 - RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 12:00