O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PELO CINEMA: UMA PROPOSTA PARA A 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ensino-aprendizagem; Geografia; recursos audiovisuais; cinema;
Este trabalho apresenta reflexões e propostas sobre o uso da linguagem
cinematográfica na abordagem de temas geográficos, uma vez que os filmes
cativam uma parcela significativa da sociedade e incrustam na memória dos
espectadores cenários e narrativas ficcionais carregados de elementos reais do
espaço, capazes de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e
alfabetização geográfica. Neste trabalho reúne-se obras cinematográficas em
um catálogo, disponibilizado em formato de site, para que os professores de
geografia interessados na temática possam ter indicações de filmes e
atividades acessando-as online. Para a realização deste trabalho, foram
utilizados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a
Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba para selecionar os objetos de
conhecimento e conteúdos da série da educação básica escolhidos para a
seleção dos filmes de acordo com a classificação etária: 1a série do Ensino
Médio. Dessa forma, propõe-se que os filmes atuem como um disparador
imersivo para os alunos e melhorem a compreensão dos conteúdos dispostos
em sala de aula.