Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIONE GAMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALCIONE GAMA DA SILVA
DATA : 28/12/2021
LOCAL: Online através da plataforma Google Meet
TÍTULO:

PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA DE CONTROLE DE ARBOVIROSES: UM ESTUDO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BEBERIBE, RECIFE - PE.


PALAVRAS-CHAVES:

Território, Saneamento básico, ODS, Educação popular em saúde.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

As doenças de veiculação hídrica vêm se tornando relevante problema de saúde pública, pois devido a sua magnitude e ponderando o contexto de mudanças climáticas são consideradas de importância internacional, A presente pesquisa foi estimulada pelo impulso em conhecer as relações existentes entre a realidade sanitária da bacia do rio Beberibe e o desenvolvimento sustentável a partir da influência da educação para a gestão dos recursos hídricos, acentuada  ]ás transformações na bacia no trecho do Rio morno, cenário amplamente modificado pela ação antrópica e os desdobramentos que a falta de saneamento básico pode acarretar à saúde da população.  O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a incidência das arboviroses na bacia hidrográfica no trecho do Rio Morno, rio Beberibe (GL1), município de Recife, Pernambuco, Brasil e sua relação com a deficiência de saneamento básico, além de discutir a educação popular em saúde como ferramenta de transformação social no âmbito da realidade retratada pelo tema. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, inserindo-se numa ação conjunta com a população visando a sensibilização por meio da educação popular em saúde ambiental para a sustentabilidade local. Para tanto, realizar-se-á a pesquisa bibliográfica e documental, para o levantamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos referentes aos conceitos, a caracterização socioeconômica e ambiental e a prevalência das arboviroses no território. A metodologia seguirá concepções de Bezerra (2015), Onu (2015), Who (2020) Tucci (2008) realizando as seguintes etapas: caracterização, incidência e identificação, com proposição para elaboração pela Secretaria Municipal de Saúde da cartilha educativa confeccionada junto aos ASACES. Pretende-se que os resultados e propostas possam subsidiar o enfrentamento e mitigação das arboviroses na bacia hidrográfica fortalecendo a educação popular em saúde no diálogo com a Prefeitura Municipal de Recife.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JANAINA MARIA OLIVEIRA DE ASSIS
Interna - 2193972 - LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
Presidente - 449.735.864-04 - RENATA MARIA CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO - IFPE
Notícia cadastrada em: 17/12/2021 14:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10