Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL JONAS ANDRADE MOES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMUEL JONAS ANDRADE MOES
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Remoto pelo Google Meet

Potencial de Risco de Inundação: Caso do Rio Matéria, Recife/Camaragibe-PE.

Planejamento Urbano, Simulações, Alertas, Mudanças Climáticas

Todos os anos diversos municípios brasileiros são atingidos pelos alagamentos e inundações, esses problemas surgem por vários motivos, entre eles, falta de planejamento urbano, impermeabilização do solo, mudanças climáticas, sistemas de drenagem deficiente, acúmulo de lixo nas galerias pluviais. Nesse contexto, as ocorrências de inundação são frequentes nos bairros de Nazaré e Jardim Primavera no município de Camaragibe e, Nova Morada e Caxangá no município de Recife. Esse risco de inundação está associado a elevação do nível das marés e as precipitações acima de 150 mm. O papel principal do ordenamento urbano é definir ações em prol da população, bem como evitar risco ou perigo. A influência do relevo favorece a rede de drenagem cujo escoamento pode elevar o volume do rio a jusante, assim o problema neste contexto não é apenas dos equipamentos disponíveis nos municípios como galerias, canaletas, bocas de lobo, etc. que devem ter manutenções periódicas, mas também a existência de estudos técnicos que envolvam a influência da macrodrenagem da zona crítica. No mapa elaborado pela simulação de inundação da área objeto corresponde aos fatos apresentados e demonstram a necessidade de haver implantação ou otimizar o aspecto do alerta de inundação em rio de pequeno porte, mesmo que este seja parte de uma grande bacia como o Capibaribe.

Externo à Instituição - DIEGO CEZAR DOS SANTOS ARAÚJO - UFPE
Interno - 1130841 - JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
Presidente - 2193972 - LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 07:56