GESTÃO DE PESSOAS COMO FERRAMENTA DE GOVERNANÇA HÍDRICA: UMA ANÁLISE NA AGÊNCIA PERNAMBUCANA DE ÁGUAS E CLIMA (APAC)
Gestão de pessoas, APAC, Governança hídrica.
A gestão de pessoas como planejamento estratégico de governança hídrica traz à realidade na gestão pública novas possibilidades para contribuir com a maior capacitação das pessoas no exercício de suas atividades e funções organizacionais. Os conceitos de governança corporativa que levam à reflexão da eficiência e eficácia organizacional, o que provoca a necessidade de repensar novas práticas de gestão de pessoas no serviço público e, em especial, numa autarquia que trabalha com gestão de conflitos e gestão participativa em recursos hídricos a nível estadual num Estado tão heterogêneo na questão hídrica, ambiental, climática e sustentável. Dessa forma, entender o papel da APAC na política estadual de recursos hídricos e suas relações em nível federal na gestão integrada em prol da execução da PERH traz a necessidade da eficiente governança hídrica e o fortalecimento da gestão participativa, apresentando a necessidade permanente da capacitação continuada das pessoas que trabalham direta ou indiretamente na APAC, de modo a fortalecer, também, o comportamento humano nas organizações. Nesse sentido, fortalecer a liderança organizacional por meio da gestão de recursos humanos, numa ótica voltada para gestão participativa em recursos hídricos, fortalece a gestão corporativa nas agências de águas.