Banca de DEFESA: RICARDO BRUNO RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: RICARDO BRUNO RODRIGUES DA SILVA
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Remoto pelo Google Meet

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO RIO CAPIBARIBE EM LIMOEIRO, PERNAMBUCO, BRASIL

Enquadramento, Resolução CONAMA 357, Parâmetros físico-químicos.

O presente estudo faz parte da linha de pesquisa 1.1 Ferramentas Aplicadas aos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos, do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. A qualidade da água nos corpos hídricos está diretamente associada com diversas causas, dentre elas, o lançamento de efluentes e desmatamento da mata ciliar; corroborando para uma cadeia sucessiva de problemas no ecossistema. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a qualidade da água do rio Capibaribe e suas alterações em um trecho urbano, no município de Limoeiro, por meio de parâmetros para obtenção do Índice de Qualidade da Água. Não desconsiderando os demais instrumentos da PNRH, todavia, nesta pesquisa, foi enfatizado o enquadramento como instrumento principal para discussão sobre a qualidade da água no rio em que foi aplicado o estudo. Por estar inserido em um programa voltado para gestão de recursos hídricos, foi feito o uso da ferramenta PDCA para desenvolvimento de todo trabalho, tendo como objeto de pesquisa o diagnóstico da qualidade da água do rio Capibaribe (principal rio da bacia), em um trecho urbano no município de Limoeiro. As coletas e análises da qualidade da água, no trecho escolhido, aconteceram no período de setembro/2021 a dezembro/2022; totalizando 14 coletas. Todas as ações de monitoramento foram realizadas com uso de vidrarias, reagentes e escalas colorimétricas (para indicação dos resultados de cada parâmetro físico-químico e alguns biológicos) fornecidos pela Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Observando os Rios, que é desenvolvido no município de Limoeiro em parceria com uma Ong ambiental que promove ações em defesa do rio Capibaribe. Com base no IQA correspondente à média de todas as coletas, verificou-se que o rio Capibaribe apresentou uma qualidade da água regular. Ao final desse estudo, como produto final, foi elaborada uma cartilha com o intuito de contribuir para disseminação de informação referentes ao tema e área em que se deu a pesquisa, disponibilizada gratuitamente, em versão digital, para escolas, órgãos públicos municipais responsáveis pela gestão ambiental, e para membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe; como uma maneira de conscientizar e sensibilizar quanto à situação atual do rio e sua importância.

Interna - 1278948 - MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL
Externa à Instituição - MARIA TEREZA DUARTE DUTRA
Presidente - 1133540 - SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO
Notícia cadastrada em: 14/08/2023 17:51