Banca de DEFESA: MARIANA CAMPOS MARINHO DE MACEDO

DISCENTE : MARIANA CAMPOS MARINHO DE MACEDO
DATA : 20/12/2021
LOCAL: Remota

METODOLOGIA DE APOIO A DECISÃO EM PROJETOS DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA

Inovação, Portfólio de projetos, Desenvolvimento de novos produtos, apoio multicritério a decisão, PROMETHEE c-ótimo.

A inovação é um dos fatores determinantes no sucesso das empresas a longo prazo. A gestão de produtos de inovação é complexa frente as incertezas do processo e a influencia do mercado consumidor. O presente trabalho realiza um revisão na literatura das metodologias de gestão de projetos de produtos e suas tendências. Nessa revisão foi identificado que a fase estratégica da escolha de produtos tem alto impacto nos resultados dos projetos. O processo de seleção de portfólio de projetos para novos produtos é muito importante na para o sucesso das empresas. As constantes mudanças no mercado, a concorrência entre as empresas e a necessidade de agilidade nos produtos de melhor qualidade com menores custos, exigem das empresas maior eficiência no processo de selecionar projetos com maiores retornos. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um método que auxilie as empresas na tomada de decisão para selecionar projetos de produtos inovadores. A metodologia desenvolvida e aplicada neste trabalho é de natureza exploratória e auxilia o processo de escolha do portfólio ideal de desenvolvimento de novos produtos através de métodos de desenvolvimento de novos produtos e de apoio multicritério a decisão. O procedimento de escolha seguiu o método proposto por De Almeida et al. (2015). Este processo contemplou o procedimento de avaliação das alternativas utilizando o método PROMETHEE C com o conceito c-ótimo, um scorecard e visões gráficas dos resultados encontrados. Em um estudo de caso real numa indústria calçadista, 14 dentre 22 projetos foram indicados para compor o portfolio mais adequado as preferências do decisor avaliado. Dentre as principais contribuições da pesquisa pode-se destacar que a metodologia proposta pode agilizar significativamente o tempo e melhorar a qualidade do processo de decisão em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos na indústria. Pode-se evidenciar que a pesquisa traz uma contribuição efetiva na escolha projeto de novos produtos e tem impactos sociais, econômicos e ambientais relevantes. Dentre os impactos sociais, pode-se citar o potencial da metodologia proposta ser aplicada em diferentes indústrias. Em termos dos impactos econômicos e ambientais, portfólios selecionados e lançados no mercado geram uma maior rentabilidade e um menor impacto ambiental com a redução no número de produtos lançados e com um maior ciclo de vida, uma vez que serão produtos mais vencedores conforme critérios de análise mercadológica. Estes fatores desempenham um papel fundamental no processo decisório em questão.

Interno - 2805590 - MARCELO HAZIN ALENCAR
Externo à Instituição - MISCHEL CARMEN NEYRA BELDERRAIN - ITA
Presidente - 1646226 - RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 17/12/2021 15:01