Banca de DEFESA: ACIR DE OLIVEIRA JUNIOR

DISCENTE: ACIR DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA : 26/09/2023
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/qpo-fgtd-fwe)

PROPOSTA DE MODELO MULTICRITÉRIO DE APOIO A DECISÃO NA INVESTIGAÇÃO DE CRIME DE MOEDA FALSA COM BASE NO MÉTODO FITRADEOFF

MCDA; SSM; Ordenação; Moeda Falsa; Investigação; Polícia Federal.

A falsificação da moeda nacional é um problema que afeta gravemente as funções essenciais da moeda, ou seja, sua credibilidade e confiança como meio de troca e reserva de valor. Além disso, essa prática criminosa tem impactos significativos na economia e na população, especialmente nos segmentos mais desfavorecidos. Devido às limitações operacionais e financeiras das instituições de segurança pública, é necessário buscar alternativas que maximizem os esforços no combate a essa atividade ilegal, utilizando os recursos disponíveis para minimizar os impactos tanto no sistema financeiro quanto nas consequências sociais desse crime. Assim, a presente pesquisa se debruçou na temática do combate à falsificação de moedas nacionais realizado pela Polícia Federal, procurando por meio dos dados registrados somadas às experiências de policiais que já realizaram investigações dessa natureza, propor um modelo multicritério de apoio à tomada de decisão, visando definir uma ordem de priorização de casos de maior relevância, não com o objetivo de restrição, mas como um referencial investigativo de modo a permitir a concentração de esforços objetivando potencializar os resultados na redução de cédulas falsas no meio circulante por meio do desmantelamento dos principais laboratórios produtores. Na fase de diagnóstico da situação-problema foi aplicada uma metodologia de estruturação de problemas conhecida como Soft System Methodology (SSM), que permitiu não somente perceber e melhor expressar a situação-problema, como definir um modelo conceitual que em confronto com o sistema nocional do mundo real revelou a oportunidade de propor melhorias, dentre elas a identificação de 7 (sete) critérios para melhor avaliar as alternativas. Por sua vez, o conjunto de alternativas, representadas pelas classes de falsificação, após refinamentos sucessivos, resultou num espaço de ações com 15 alternativas, de 328 iniciais. Ainda no processo de modelagem do problema foi identificada a estrutura de preferências e racionalidade do decisor, bem como escolhido o método de apoio à decisão que foi o FITradeoff. Do resultado da aplicação do método de elicitação flexível resultou o ordenamento das 15 alternativas, em que as 4 primeiras posições apresentaram robustez diante das análises de sensibilidade realizadas. As demais alternativas apresentaram grande sensibilidade diante dessa análise, justificada pela proximidade das performances dos seus critérios. O modelo proposto contribui significativamente para a concentração, orientação e direcionamento das ações policiais, uma vez que um espaço de ações definido em 15 alternativas, o que representa 4,6% das classes de falsificação, representa 59% da previsão de apreensão de cédulas falsas no ano de 2023. Se for considerado apenas as 4 primeiras alternativas na ordenação proposta no modelo, o que significa 1,2% das classes de falsificação, os esforços investigativos ficam concentrados em 43% da previsão de apreensão de cédulas falsas em 2023. Sem desconsiderar o contexto cultural e organizacional identificado na estruturação do problema, conclui-se que o modelo proposto é adequado para ser implementado como um modelo institucional de apoio à decisão na priorização dos casos de investigação de moeda falsa.

Interno - 2889150 - JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - RICARDO PIRES DE SOUZA - UFRN
Presidente - 1646226 - RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 09:44