Banca de DEFESA: ANA CECILIA LOUREIRO ACCIOLY SILVA

DISCENTE: ANA CECILIA LOUREIRO ACCIOLY SILVA
DATA : 22/09/2023
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/kht-uxba-att)

MODELO PARA PRIORIZAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES DE CRIMES DE CORRUPÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Decisão multicritério. VFT. FITradeoff. Desvio. Corrupção. Polícia Federal.

As infrações penais, quando praticadas por organizações criminosas, causam impactos significativos ao país como um todo, especialmente nos casos de crimes de corrupção relacionados ao desvio de recursos públicos destinados a serviços de assistência à coletividade. No entanto, o número de demandas de investigações é consideravelmente superior ao de policiais lotados na Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Superintendência de Polícia Federal em Pernambuco – DELECOR/DRPJ/SR/PF/PE, unidade competente para conduzir investigações dessa natureza no Estado. Além disso, a complexidade que caracteriza esses crimes, associada à superveniência de cenários que podem influenciar no curso das investigações, evidencia a necessidade de priorizá-las de acordo com a sua relevância, com vistas a uma alocação mais efetiva dos recursos disponíveis. Ante o exposto, o presente trabalho tem por finalidade propor um modelo de decisão para ordenar as investigações sobre crimes de corrupção no âmbito da DELECOR/DRPJ/SR/PF/PE, levando em consideração a sua relevância ao tempo do processamento da decisão. O desenvolvimento do modelo proposto segue um framework recursivo de doze etapas para construção de modelos de apoio a decisão, utilizando-se da abordagem VFT (Value Focused Thinking, em português, Pensamento Focado no Valor) e do método multicritério FITradeoff. Por meio da implementação do referido modelo, busca-se fornecer ao decisor uma ferramenta eficiente para a alocação dos recursos, tendo por objetivo principal aprimorar a efetividade dos trabalhos desenvolvidos por essa delegacia regional de Polícia Federal, órgão de reputado prestígio e confiança perante a sociedade brasileira.

Presidente - 1561347 - DANIELLE COSTA MORAIS
Interna - 3091524 - EDUARDA ASFORA FREJ
Externa à Instituição - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA - UFRN
Notícia cadastrada em: 20/09/2023 11:40