Banca de DEFESA: WALLACE LUIZ SARAIVA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLACE LUIZ SARAIVA DE ALBUQUERQUE
DATA : 05/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/mhd-bqeo-gdg)
TÍTULO:

MELHORIA DOS RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELA DELECOR/DRCOR/SR/PF/PE ATRAVÉS DA ANÁLISES DE BANCOS DE DADOS COM AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE (BI)


PALAVRAS-CHAVES:

Business Intelligence (BI); relatórios gerenciais; bancos de dados; Polícia Federal.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

A Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros de Pernambuco tem seu capital humano composto por agentes, delegados e escrivães e dentro dinâmica da delegacia, os agentes são demandados pelos delegados a responder a alguns aspectos das investigações sendo necessário, para isso, analisar diversos bancos cujo conteúdo vem aumentando de volume nos últimos anos e inviabilizando uma análise aceitável desses dados com o uso apenas da mente humana, sendo necessária a utilização de ferramentas de BI para auxiliar nessa análise e tornar exequíveis tais atividades. Dessa forma, o estudo propõe a formulação de um processo em sigilo que se utilize de procedimentos para a produção de relatórios de investigação através da exploração de bancos de dados analisados com auxílio de ferramentas de BI. Para isso, o trabalho aborda inicialmente o processo pelo qual as demandas são encaminhadas para os analistas abordando as diversas fases e os sistemas utilizados. Em seguida, é apresentado a forma da eleição dos bancos de dados mais representativos para serem explorados pelas ferramentas de BI. Posteriormente, é detalhado o conteúdo dos bancos mais representativos para a DELECOR: RIF, SIMBA, DF, SITTEL e TOME CONTAS, assim como as ferramentas de BI adequadas para auxiliar na análise desses bancos: Qlik sense, Power BI, Python, IBM i2 Analyst’s Notebook e Copernic. Por fim, é proposta a forma de analisar o banco de dados RIF, através de um estudo de caso, utilizando as ferramentas de BIQlik sense, Python, IBM i2 Analyst’s Notebook onde os resultados são apresentados quantitativamente, utilizando métodos estatísticos e matemáticos, e demonstrados por meio de planilhas, gráficos e diagramas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CLARA CÂNDIDO - UFSC
Interna - 1385501 - ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
Presidente - 1809373 - MAISA MENDONCA SILVA
Notícia cadastrada em: 30/08/2023 10:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10