DESIGN DE NOVOS MATERIAIS DE REVESTIMENTO PARA APLICAÇÃO NO SETOR AEROESPACIAL
Piezomecanoluminescência; Sistemas Embarcados Aeroespaciais; Falhas Estruturais.
A presente dissertação propõe uma análise teórica sobre estruturas Piezomecanoluminescentes (Triboluminescente e Fotoluminescentes) com novas propostas teóricas e novos resultados teóricos para melhoramento e aplicação em um sistema de sensores e hardwares detectores de falhas estruturais embarcado, inicialmente, em aeronaves com grande possibilidade de atuação na construção Civil, Naval, Aérea e Aeroespacial, entre outras. O sistema geral é composto por dispositivos embarcados somados ao material de recobrimento (verniz) sintetizado com propriedades específicas PZT. Tal sistema, a princípio, será aplicado no ramo aeroespacial, mais precisamente sobre a fuselagem de materiais de composição das aeronaves, a fim de promover o monitoramento da saúde estrutural da fuselagem das mesmas. A estrutura cristalina da base usada para obter resultados teóricos foi [Eu(hfa)3(dpf)]n, a partir da mesma, propôs-se uma análise fatorial 23 substituindo ramificações por grupos NH2, CH3CH2, CH3 e NO2, e assim realizando análises computacionais. Como resultado foram obtidos os valores de energia dos estados tripletos para cada uma das propostas possíveis, onde a substituição por CH3CH2 tem indícios de possuir melhores resultados de rendimento quântico, conforme estudos realizados anteriores, localizando-se na banda de transmissão 5L8 para compostos Eu(III), isso não descarta a possibilidade das demais substituições promoverem bons resultados experimentais, por serem fortes receptores/ doadores, sendo assim, as substituições nos ramais extremos bem como a implementação do protocolo teórico do LUMPAC aumenta-se a eficácia dos estudos com a melhoria das propriedades dos
sistemas propostos, indicando como resultado uma alta intensidade de luminescência.