Comercialização
Inovação. Capacidade de Inovação. Capacidade de Gestão. Capacidade de Comercialização. Micro e Pequenas Empresas.
O trabalho busca compreender a capacidade de inovação com o enfoque na capacidade de
gestão e comercialização nas micro e pequenas empresas. A pesquisa ocorreu no município de
Arcoverde, Pernambuco, com o intuito de perceber como as inovações acontecem em MPEs
em pequenos centros urbanos. O estudo foi guiado pela teoria das capacidades de inovação, a
qual apresenta a inovação com base na alocação de recursos físicos ou não-físicos. A teoria
propõe que as empresas são dotadas de quatro capacidades de inovação (tecnológica,
operacional, gerenciamento e comercialização), no qual são orquestradas e levam as empresas
ao desempenho inovador. Segundo a teoria, tal modelo se encaixa em economias emergentes,
pois possibilita ganhos de competitividade. Devido algumas limitações de desenvolvimento
tecnológico que as micro e pequenas empresas enfrentam, a atual pesquisa adaptou ao modelo
proposto por Zawislak et al., (2012) e focou nas capacidades de gerenciamento e
comercialização. O estudo abordou a análise qualitativa, no qual foram entrevistados 5
empresários de micro e pequenas empresas do município. Como instrumento de coleta de dados
foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores e os relatos dos entrevistados
foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os
gestores nas MPEs localizadas no município desenvolvem as suas capacidades de
gerenciamento e comercialização e buscam utilizar técnicas eficazes materializar seus negócios.
No entanto, dependendo do setor de atividade, a decisão estratégica de priorizar uma capacidade
ou outra depende da sua visão de negócios e suas próprias pretensões de inovação. Ou seja, em
vez de uma estratégia empresarial tem-se uma visão pessoal sobre a identificação de
oportunidades imediatas, com a mobilização das capacidades de gestão e comercialização para
a sua exploração. Essas escolhas do gestor são determinadas pelas interações com o seu
ambiente e pela constante busca para crescer ou sobreviver nos negócios. As ações rotineiras
de otimização de processos e uso eficiente de recursos se confunde com as próprias atividades
de inovação. Nesse cenário, o que faz a diferença é a experiência dos gestores, a aptidão para
ampliar o negócio e a liderança para mobilizar os funcionários em torno dos objetivos que ele
define como sendo responsáveis para a uma empresa de sucesso.