Banca de QUALIFICAÇÃO: JAELSON DA SILVA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAELSON DA SILVA SOUZA
DATA : 24/04/2024
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/voe-pzkn-wwq

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E OS MODELOS DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DE CONFECÇÕES NO APL DE
PERNAMBUCO

Confecção, Gestão, Inovação, Transformação Digital.

Notoriamente a inovação tecnológica é um fenômeno causador de rupturas com sistemas e mecanismos de produção de bens e serviços considerados obsoletos. A formação das conjunturas econômicas registradas no percurso histórico da sociedade  remetem ao fechamento e a abertura de novos ciclos produtivos com  comportamentos,  demandas e mecanismos de investimentos renovados, cujos elementos são essenciais para a constituição de novos ecossistemas de inovação. Sob uma perspectiva contemporânea, a inovação da tecnologia digital é a ferramenta motriz da nova era, colocando o processo de Transformação Digital no escopo do sucesso das empresas como condição estratégica de geração de valor e posicionamento no mercado. É salutar compreender que o processo da TD é um fenômeno de mercado de caráter estratégico que exige maturidade  organizacional e capacidade de gerenciamento integrado de seus líderes. Os desafios mercadológicos contemporâneos são impostos indistintamente, ou seja, empresas de todos os segmentos e portes econômicos são afetadas pelas mudanças no mercado e deverão  obrigatoriamente repensar os seus modelos de negócios. A inovação digital abrange toda a estrutura interna da empresa para que de modo estratégico possa se posicionar no ambiente externo. Contextualizando, este estudo tem como perspectiva visualizar a inserção  do processo da TD no contexto das empresas de confecções que são produzidas no Arranjo Produtivo Local do Agreste de Pernambuco - APL de Pernambuco, cujas vendas aconteçam em varejo. O APL  de Pernambuco é um relevante polo de produção têxtil regional e responsável pela promoção de diversas oportunidades de emprego e renda na região, assim como promotor de diversos incentivos de investimentos local. Portanto, faz-se necessário compreender  de que forma a TD está inserida no cenário das marcas de confecções produzidas no APL de Pernambuco. Com o objeto de compreender o problema central da pesquisa em tela, cujas peculiaridades regionais exigem um olhar interpretativo atencioso, o estudo possui  método de caráter qualitativo e natureza dedutiva. Além do levantamento teórico realizado acerca da TD e dos principais temas correlacionados nessa fase dos estudos, a coleta de dados ainda dar-se-á mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores das marcas de confecções produzidas no APL de Pernambuco. Estima-se uma média de 07 entrevistas, cada questionário contém 18 perguntas, dividas em 06 eixos centrais, a partir das perguntas secundárias. As respostas serão transcritas, codificadas e categorizadas a priori nos seis eixos temáticos, considerando-se ainda  a possibilidade de outras categorias a posteriori. Após a etapa da categorização, será realizado o cruzamento dos  resultados com as principais linhas de pensamentos dos autores encontrados no referencial teórico. A conclusão desse estudo ocorrerá à medida que as respostas fornecidas pelos instrumentos de coleta deverão proporcionar uma análise temporal acerca da inserção da TD no contexto da produção de confecções do APL, possibilitando contribuições relevantes para o cenário comercial local, assim como, os apontamentos das possíveis lacunas teóricas existentes para a temática em questão.

Presidente - 1780109 - ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
Externo à Instituição - KLIVER LAMARTHINE ALVES CONFESSOR
Interno - 3890814 - NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 14:33