Banca de DEFESA: KAETANA ALVES CERQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAETANA ALVES CERQUEIRA
DATA : 24/04/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/yyo-cpei-cyz
TÍTULO:

AS RELAÇÕES VIRTUAIS DE SEGUIDORES DA GERAÇÃO Z COM
INFLUENCIADORES DIGITAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TEORIAS DA
RELAÇÃO PARASSOCIAL E DO APEGO EMOCIONAL



PALAVRAS-CHAVES:

Influenciador(a) Digital. Seguidor. Relacionamento. Relação
Parassocial. Teoria do Apego Emocional. Geração Z.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Usuários de mídias sociais ganharam fama online, expressa por um número significativo
de seguidores, a partir da construção de perfis de mídia social atraentes e informativos.
Eles estabeleceram uma identidade online e fortes conexões emocionais, sendo
intitulados de influenciadores digitais, ao impactarem decisões, opiniões e
comportamentos de suas audiências, mediante relacionamentos estabelecidos e
desenvolvidos com elas no ambiente virtual. Diante disso, esta pesquisa investiga como
se dá o relacionamento entre seguidor(a) da geração Z e influenciadores(as) digitais. Para
isso, utilizamos as teorias da Relação Parassocial e do Apego emocional, como
constructos e base teórica. Em se referindo à geração Z, pontuamos a necessidade de
discutir e entender como essa geração, marcadamente contemporânea, pode contribuir
no entendimento das relações e interações que se estabelecem no cenário das mídias
sociais. Tal geração é considerada totalmente digital, tendo seu comportamento afetado
por milhares de informações advindas das mídias sociais e propagadas com mais alcance
pelos(as) influenciadores(as) digitais. Diante disso, a pesquisa tem um caráter
qualitativo, com inspiração fenomenológica, com usuários do Instagram e que siga
influenciadores digitais. Em busca de uma melhor compreensão e aprofundamento do
fenômeno, utilizamos como instrumento de coleta dos dados entrevistas narrativas em
profundidade. Para análise das entrevistas foi escolhida a Análise Narrativa Dialógica.
Os achados dessa pesquisa, preenchem lacunas existentes na literatura, como, por
exemplo, as fases que constituem a relação seguidor-influenciador, em que fase a relação
parassocial se estabelece, em que momento se desenvolve o apego emocional e como são
as relações sociais e tecnológicas da geração Z. Além disso, os achados e resultados
viabilizam e otimizam a sustentabilidade do marketing de influência, tanto em termos
teóricos quanto práticos.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BEATRIZ CASAIS - UMinho
Presidente - 1361593 - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
Externa à Instituição - MARIBEL CARVALHO SUAREZ - UFRJ
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 14:00
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