A INFLUÊNCIA DA PERCEPÇÃO DE VALOR DAS AÇÕES DE MARKETING VERDE NA INTENÇÃO DE COMPRA DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO COM OS CONSUMIDORES DO AGRESTE PERNAMBUCANO
Marketing Verde. Percepção de Valor. Intenção de compra. Cosméticos Sustentáveis.
O presente estudo tem como objetivo geral analisar a influência da percepção de valor das
ações de marketing verde praticadas pelas empresas do segmento de cosméticos na intenção
de compra sustentável dos consumidores do agreste pernambucano. Para isso, foi necessário
conhecer como o marketing verde exerce influência na percepção de valor e na intenção de
compra de consumidores de cosméticos sustentáveis; investigar a influência da percepção
de valor no ceticismo verde e na eficácia percebida; verificar como o ceticismo verde
influencia na intenção de compra; e, por fim, compreender a influência da eficácia percebida
na intenção de compra de cosméticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza
aplicada com abordagem quantitativa, no que se refere aos objetivos se classifica como uma
pesquisa descritiva e explicativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um
questionário com 57 questões fechadas, em uma amostra de 223 respondentes. As respostas
foram tratadas através do software SPSS, a fim de verificar a correlação entre as variáveis
investigadas e realizar uma análise fatorial exploratória. Verificou-se a correlação entre os
itens e a confiabilidade das escalas utilizadas, havendo consistência satisfatória com alfa de
Cronbach acima de 0,7 em todos elas. Os resultados apresentam que a única hipótese do
modelo conceitual que foi rejeitada é a de que o ceticismo verde exerce influência negativa
na intenção de compra de cosméticos sustentáveis (H3a). Assim, foram confirmadas as
hipóteses de que o marketing verde influencia positivamente a percepção de valor e a
intenção de compra de cosméticos sustentáveis, assim como a eficácia percebida é
influenciada de maneira positiva pela percepção de valor. Foi também confirmado que a
percepção de valor influencia negativamente o ceticismo verde, e a eficácia percebida
positivamente a intenção de compra de cosméticos sustentáveis.